Complexo de Atlas

by - maio 19, 2018


Toda vez que algo assim acontece comigo, eu lembro de quando tinha quatorze anos e lia o último livro da saga Percy Jackson. Em um dos capítulos, o protagonista fazia uma barganha com o gigante Atlas para que ele ajudasse o grupo e, em troca, Percy seguraria o céu por alguns instantes. É claro que o gigante os enganou e deixou o menino lá muito mais tempo do que havia sido combinado... E o resultado (e a lembrança) para o filho de Poseidon foi uma mecha branca permanente em seu cabelo.
Obviamente, tudo isso é ficção. Mas, quantas vezes você já não sentiu como se estivesse segurando o céu e todo o peso do mundo junto com ele?

Eu me sinto assim às vezes. E o mundo pode ser do tamanho que você quiser. Pode expandi-lo para um mundo que abarque a sua família, o mundo do trabalho que você faz ou um mundo só seu, apenas com suas tarefas diárias, seus medos e seus complexos como é o meu caso. O céu é amplo e nele cabe tudo o que você imaginar.

Você tenta segurá-lo todos os dias, não tenta?

Por que é necessário, não é? Por que se você não o fizer, ninguém mais o fará, não é verdade? Por que você é a âncora da sua família, por que você é o chefe de muitas pessoas, por que você deve sempre ser forte e nunca deixar a peteca cair, né?

Será?

Ou você faz isso por vaidade? Porque você se acha a pessoa mais capaz do mundo e ninguém é páreo para você. Ou você faz isso por orgulho? Porque você não é pessoa de pedir a ajuda dos outros, você é extremamente capaz de fazer o que quiser, da forma como quiser, quando quiser. Não precisa de ninguém. Ou você faz isso por falta de amor próprio? Porque você aceita tudo o que as pessoas fazem com você, afinal, não quer se prejudicar com ninguém. Ou você faz isso por carência? Porque se você segurar o céu com as mãos, alguém vai reparar em como você é incrível um dia.

O complexo de Atlas é uma coisa complicada. Todo o ser humano do mundo se sente assim todos os dias, mesmo que eles tenham a melhor preparação psicológica. De fato, são muitas as coisas com que temos de lidar todos os dias e são muitas as responsabilidades que nós damos a nós mesmos para que nosso dia fique cheio e não pensemos muito nessas coisas. Mas, refletir é necessário.

Não é?

Ou não?

Você pulou esse texto a procura de imagens, certo? Por que você não tem tempo de ler baboseiras na internet... Por que se você tirar uma das mãos do céu para enxugar suas lágrimas, ele cairá inteiro sobre você e o esmagará para sempre.

Alguns fios de cabelo branco são um preço muito baixo a se pagar para ter o conforto da estabilidade.

Não é verdade?

Você também pode gostar de

0 comentários