DIY: Calendário do Advento

by - dezembro 05, 2018


Já é dezembro! Eu amo esse mês (:3), pois ele traz consigo todo o espírito de Natal: amor, união, paz. alegria, festas, chocotone, comidas especiais, presentes, correria, o verão... São tantos os sentimentos positivos que eu associo ao Natal que meu coração se enche de alegria só de ouvir falar em dezembro!

Por isso, desde o ano passado (quando eu conheci esse costume), eu faço o Calendário do Advento. Para quem não conhece o que ele é, o Advento é um calendário criado pelos alemães no século XIX para contar os dias anteriores ao Natal. A cada dia, coloca-se uma tarefa a ser cumprida, associada ao clima natalino, ou pequenos presentinhos, já para entrar no espírito. Os dias são contados até 24 de dezembro, na véspera do Natal.

Ano passado, eu fiz um Calendário do Advento mais simples. Inspirada no calendário da Mel, eu comprei envelopes de carta, guardanapos de Natal, papéis metalizados dourado e vermelho, fitas com cores próximas às cores tradicionais natalinas e, claro, cola para tudo. Eu gostei bastante do resultado, ainda mais por ser minha primeira experiência (tanto com Adventos, quanto com produtos feito a mão), mas, nesse ano, decidi mudar.

Então, saí procurando por Calendários prontos nas lojas. Só que percebi que esse é um costume bastante pontual aqui no Brasil. Apenas uma loja, entre inúmeras que eu fui em novembro, tinha o Calendário do Advento. Mas, ele era muito caro e estava sujo (:'()

Não gostei nada. Não adiantaria eu comprar algo que já estava quase estragado - a sujeira não sairia com lavagem. Foi aí que decidi (em conjunto com minha mãe e com seu apoio) fazer meu próprio Calendário do Advento, só que agora bem mais elaborado. Em pesquisas da internet, achei um vídeo de uma moça italiana que fez um Calendário lindo - e simples - com feltro. Adorei sua ideia e decidi copiar. Você pode assistir ao vídeo dela, clicando no link.

Confesso que a produção não foi nada parecida com o que ela mostra no vídeo, porque nele, há o poder da edição! Mas, fazer esse artesanato foi tão bom para mim, uma experiência divertida, gratificante e relaxante, que gostaria de fazer mais e mais. Então, por isso ter feito tão bem para a minha alma, quis compartilhar o passo a passo com vocês. Eu tirei algumas fotos para ilustrar o processo também e desejo que ele te estimule a fazer seu próprio calendário (mesmo que já tenha se passado alguns dias de dezembro). Então, vamos lá?


Primeiro passo: Você precisará de feltro, panos, cola para tecido, caneta preta para tecido, velcro e botões. Você também pode fazer os bolsos com feltro, mas, achei o metro dele com um preço bastante salgadinho. Então, decidi comprar retalhos de diferentes estampas (sempre com cores ligadas ao natal mais tradicional), que, além de mais estilosas, eram bem mais baratas! 


Segundo passo: Bom, agora você terá que tirar as medidas dos bolsinhos, que nada mais são do que os espaços correspondentes aos dias pré-Natal. O recomendável é que você faça isso em um papelão, a fim de dar mais estabilidade na hora em que você cortar os retalhos. Eu desenhei no meu caderno de desenho só para mostrar as medidas para vocês. Não esqueça também de fazer esses semicírculos que serão a abertura e o fecho dos bolsinhos.


Terceiro passo: Agora, você terá que cortar o tecido no formato do molde. Uma dica é riscar com lápis (normal ou branco) para você não errar.


Quarto passo: Esse é o formato que seu bolso de tecido terá depois que você o cortar e dobrá-lo nas marcações que foram feitas antes. Agora é só colar. No vídeo, a moça costurou os bolsos, mas era porque eles eram de feltro. Esse é um tecido mais grosso que aguenta bordados e costuras, diferente dos meus retalhos, que eram mais leves. Decidi usar cola de tecido universal, então, para grudá-los.


Quinto passo: Esse foi o resultado com os tecidos! Não ficaram uma graça? Para fechar, eu usei velcro - só cortar quadrados bem pequenos e colar na ponta com a cola universal. Bem simples mesmo!


Sexto passo: Para deixá-los ainda mais bonitos, eu colei esses botões na frente. Como não tinha dourado na loja, acho que o que mais se aproximava era esse amarelinho da foto. Ah, e uma coisa boa: como sobrou vários desses botões, eu acabei os reutilizando para decorar meu notebook! Bom, né?


Sétimo passo: Ignorem a foto! Enquanto estava fazendo o Calendário, achei que daria para recortar os números - de 1 a 24 - em papel Contact e colar nos tecidos. O problema é que os números ficaram finos demais e nem um pouco bonitos. Então, guardei o Contact para utilizá-lo em uma outra ocasião e desenhei no próprio tecido dos bolsos (na parte de baixo do fecho) os números com essa régua aí. Achei que estragaria todo o processo, estava bastante apreensiva, mas deu tudo certo no final! Os números ficaram bastante elegantes.


Oitavo passo: Agora, é só colar os bolsos no feltro! Usei duas medidas e duas cores de feltro para dar essa sensação de painel. Para você ter uma noção de como posicionar os bolsos, é só contar um dedo de espaço vertical e outro de espaço horizontal entre eles. Depois, para dar estrutura no Calendário, passei uma madeira por cima (costurando um bolso para ela entrar) e a prendi com corda.
O resultado foi esse aí de cima! Não ficou lindo?

Bom, pessoal, é isso. Fiquei muito orgulhosa do meu trabalho e grata pelos meus pais terem me ajudado em algumas etapas cuja minha inabilidade com artesanato e noção de espaço eram grandes (:)) Já estou cumprindo as minhas tarefas pré natalinas com afinco! E isso me dá uma empolgação gigante todos os dias. Ah, como eu queria que fosse fim de ano o ano inteiro!

Espero que você tenha gostado e que se anime a fazer um Calendário do Advento personalizado. E se o fizer (ou se já tiver um), deixe nos comentários como ele é!

Au revoir!

Você também pode gostar de

0 comentários