Receita: Cinnamonroll


Bonjour, ça va? 
Hoje é dia de comida aqui no La Petite Souris! Confesso que não sou a maluca gastronômica que adora comer e adora comer de tudo... Na verdade, sou bem enjoada e não como muitas variedades, mas queria a muito tempo compartilhar algumas das receitas que deixam minha barriguinha contente. Começar pela receita do cinnamonroll é maravilhoso, já que é uma das minhas receitas favoritas e, além disso, ela cabe muito bem para essa época de fim de ano.
Canela + massa de pão + calda de açúcar. Poderia ter coisa melhor no mundo? 
Essa receita, eu encontrei uma vez pela televisão. Estava assistindo ao GNT (faz tanto tempo, haha) e começou o programa da Rita Lobo. Ela, então, começou a ensinar uma receita de massa de pizza versátil que daria para ser utilizada para receitas doces. Daí, ela fez esse cinnamonroll que me deixou com água na boca!
Eu e minha mãe corremos para tentar fazer a receita. Deu super certo desde o começo! O nosso cinnamonroll ficou delicioso e, à partir daquele dia, fazemos ele sempre que ficamos com vontade de algum lanche doce com mais sustância. Vou colocar a receita da Rita Lobo aqui embaixo, mas não deixem de procurar pelo vídeo desse programa, tá? Vamos prestigiar sempre os profissionais dedicados desse Brasil maravilhoso!

Ingredientes

Para a massa
6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
2 1/2 xícaras (chá) de água morna
1/4 xícara (chá) de azeite
farinha de trigo para polvilhar a bancada
azeite para untar a tigela
Para o recheio de muçarela
1 1/2 xícara (chá) de queijo muçarela ralado grosso (cerca de 150 g)
1/2 xícara (chá) de tomates grape cortados ao meio (90 g)
1/4 xícara (chá) de molho de tomate caseiro para pizza
folhas de manjericão a gosto
farinha de trigo e fubá para polvilhar

Modo de Preparo da massa

Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar cerca de 5 minutos.
Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante.
Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar.
Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.
Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.
Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloquea dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.
Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês.
OBS: se a massa estiver no congelador, deixe descongelar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.

Ingredientes
1 porção de massa de pizza caseira (veja link da receita acima)
50 g de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 colher (sopa) de canela
manteiga para untar a assadeira
farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de Preparo do cinnamonroll
Numa tigela, misture o açúcar com a canela e reserve. Unte com manteiga uma assadeira redonda pequena, de cerca de 20 cm de diâmetro (se preferir, utilize uma frigideirinha de ferro que possa ir ao forno).
Polvilhe farinha sobre a bancada e abra a massa de pizza, formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm. Com as costas de uma colher, espalhe a manteiga sobre toda a superfície da massa deixe cerca de 1 cm da borda de uma das laterais do retângulo livre para fechar o rolinho. Polvilhe a mistura de açúcar e canela sobre a manteiga.
Para fazer os rolinhos: enrole a massa bem apertadinho, como se fosse um rocambole, começando pela ponta da lateral do retângulo com manteiga. Ao final, com as pontas dos dedos, aperte bem a borda sem manteiga para selar o rolo de canela isso evita que os rolinhos abram na hora de assar. Com uma faca (ou espátula), divida o rolo em 8 fatias.
Disponha as fatias na assadeira, com a parte cortada para cima, formando um círculo com uma fatia no centro. Deixe descansar por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
Depois de 20 minutos, assim que as fatias crescerem, leve ao forno e deixe assar por cerca de 30 minutos, até dourar. Retire do forno e deixe amornar antes de servir.

Fácil, né? Você já experimentou rolinhos de canela? Se sim, compartilhe nos comentários sobre sua experiência com essa delícia com a cara do Natal!
Au revoir.

Comentários

Postagens mais visitadas