Espíritos afins

by - maio 11, 2019


"Não é esplêndido pensar em todas as coisas que existem para serem descobertas? Isso me faz sentir alegria em estar viva; é um mundo tão interessante!”

Esse capítulo foi sugerido por uma de minhas melhores amigas. Foi, então, sugerido por uma amiga querida que está em completa sintonia comigo, pois, mal sabia ela que eu já pretendia fazer esse post já há muito tempo. Agora, com uma solicitação externa à mim, senti urgência em o desenvolver e aqui estou. Sabe do que falarei hoje? De Anne Shirley Cuthbert, nossa Anne de Green Gables.

Já comentei, em muitos outros capítulos, que minha história com esse livro é complexa. O meu primeiro contato com a personagem foi por uma sugestão indireta de uma amiga virtual. Estava lendo suas listas de desejos/favoritos e ela mencionou que um de seus livros preferidos era Anne de Green Gables. Fui, então, pesquisar sobre o que o livro falava e me apaixonei por sua sinopse! Ele já passava tanto encanto e aventura que quis logo ler.

Mas, infelizmente, a disponibilidade dele no Brasil era pequena. Não conseguia o encontrar em nenhuma livraria e, a única vez que eu o vi, foi em uma biblioteca. Mas, por ser longe de onde eu moro, não quis abrir cadastro lá e tive que dar adeus à minha oportunidade de ler Anne. Foi só um ano depois, já quando havia assistido à primeira temporada de Anne with an E, que eu encontrei o livro na feira da USP. Não pensei duas vezes: desisti de comprar outros livros e adquiri meu exemplar!


A experiência da leitura foi exatamente do jeito que imaginava. Por saber mais ou menos como a história caminharia, fiquei na expectativa de ler mais detalhes e entender melhor a mente de Anne. Ambas as coisas me foram dadas pela autora e muito mais: ela me transportou para um ambiente em que desejaria morar e me fez sentir contemplada pela protagonista. Eu era Anne Shirley a todo momento, mesmo quando ela implicava injustamente com o Gilberth. E me conectar com um espírito afim foi muito especial para mim na época.

Do livro, tirei muitas frases e momentos que guardarei para toda a vida. Inclusive, uma das frases que coloquei no Sobre Mim é de Anne e ela não poderia me definir melhor. Assim como ela, sou feita de várias Brunas que se complementam e me tornam ainda mais especial. Demorou bastante para entender isso, porém, quando vi que outras pessoas (ou personagens) se sentiam da mesma forma, fiquei mais em paz.

Mas, não só de conexões a leitura de Anne foi feita. Na verdade, me diverti muito com suas aventuras e fiquei extremamente feliz pela forma como ela amadureceu ao longo dos capítulos, descobrindo novos mundos e realizando seus sonhos. O romance que ela tem com Gilberth é um dos mais fofos que já li até agora! O estilo cão e gato foi a melhor resolução que Montgomery poderia ter para os personagens, pois os romances juvenis são realmente assim, e a forma como ele também amadurece com o tempo é muito bonita.

Aliás, todos os personagens de Anne são bem construídos ao longo da obra. Não tem como não se apegar a todos eles e torcer para que a felicidade atinja a ilha em que eles moram. Ainda não li os outros livros da série, mas espero, de coração, que a maioria deles esteja bem.

Tumblr Anne with an E
E sobre a série da Netflix? Depois de tantas polêmicas relacionadas ao seu cancelamento (graças a Deus isso não se concretizou), Anne with an E se tornou bastante popular e a queridinha de muitas pessoas. Eu comecei a assistir já quando a Netflix lançou e me apaixonei. Sou uma fã raiz, então, e me orgulho bastante de ter conhecido a série antes de todos (permito-me pensar assim).

Os atores são perfeitos para seus personagens. Sério, não teria atriz melhor para interpretar a Anne do que Amybeth McNulty! Entendo muito quem faz ilustrações da Anne com o rosto de Amybeth, pois ela é a materialização da personagem no mundo real. Mas, os outros personagens também são muito muito bons e todos eles se encaixam nos papéis. A Marilla é tão real, assim como a amizade que nasce entre Anne e Diana. Essa amizade me pareceu tão verdadeira que me inspirou a montar minha própria festa do chá com uma de minhas melhores amigas um dia. Se você quer ver como foi, é só clicar aqui.

Uma coisa que gosto bastante da série é que ela traz situações inusitadas em relação a obra original, mas sem perder a essência dos livros. Proporcionar questionamentos interessantes como a descoberta da sexualidade, racismo, perdão, feminismo e amor verdadeiro são sensacionais. E tudo isso de forma leve, natural (como é para ser) e mastigado para o público infanto-juvenil, mas sem ser raso. Eu gostei tanto dessas novas adições que, inclusive, alguns de meus personagens favoritos são os que apareceram lá assim dessa forma.

Tumblr Anne with an E
Com um roteiro bem pensado e repleto de momentos mágicos, o cenário escolhido pelos produtores não poderia ter sido melhor. Meu Deus, todas as vezes que dava o play em um dos episódios, queria entrar na televisão e passear por aquela linda floresta ou me deitar sob uma das árvores floridas para ler e sonhar. Quando tive a oportunidade de enfeitar meu chapéu com flores frescas em uma viagem para Minas Gerais, senti meu coração derreter, pois estava fazendo a mesma coisa que Anne em um dos capítulos.

Engraçado como sentimos a necessidade de nos parecermos com alguém, não é? Confesso que penteei meus cabelos em tranças por mais de um mês depois de terminar de assistir à segunda temporada. Mas, Anne Shirley se tornou bem mais do que uma inspiração de estilo para mim. Ela se tornou uma inspiração de personalidade - ser mais solar, gentil, sonhadora e criativa estão na minha checklist desde então. 

Assim como tantas obras que li recentemente, Anne de Green Gables me fez querer ser uma pessoa melhor. Acho que estou querendo, cada vez mais, ler livros nesse estilo, sabe? Espero poder encontrar mais obras assim.

E você, já leu ou assistiu a Anne? O que achou? Deixe nos comentários, adorarei ler!

Au revoir.

Você também pode gostar de

4 comentários

  1. Oi Bruna! Adoro a série da Anne, fiquei apaixonada pelos personagens e a fotografia. Estou ansiosa pra assistir as próximas temporadas!

    Obs. Adorei os gifs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Claudia! Que alegria estou por te ver em meu jardim secreto. Espero que volte a borboletar sempre por aqui, viu?

      Os gifs são um amorzinho! Acho que uma das coisas que mais me agradou na série da Netflix foi a fotografia. A escolha das cores que compõem as primeiras temporadas foi primorosa, pois lembra as cores naturais da Natureza (haha) mas, ao mesmo tempo, nos leva a um mundo dos sonhos que só Avonlea possui.

      Beijos açucarados.

      Excluir
  2. Olá Bruna! tudo bem? Que lindo este post,tão cheio de emoção.Eu também sou muito apaixonada pela Anne With, A série é um encanto.infelizmente ainda não li o livro,e sei que aqui onde moro é bem difícil de achar.Também sempre imaginei estar em lugares assim,por dentro de floresta e campos... Há adorei o seu chapéu,ficou uma graça.

    Abraços para você

    antesda-chuva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Lia. Tudo sim, e você?

      Assim como eu disse a miss Claudia, obrigada por visitar meu cantinho. Espero poder a ver mais e mais vezes por aqui :)

      Pelo que eu vi do seu blog, você já é uma linda fadinha. A capacidade que você possui de enxergar tão bem as pequenas aparições da Natureza em sua cidade fez com que, mesmo assim, a atmosfera dela a acompanhasse por toda parte. E isso me lembra a personagem Prilla (da Terra do Nunca), uma fadinha que tem o dom de fazer as pessoas acreditarem em magia.

      Tenho certeza que você e seu blog possuem esse dom.

      Beijos açucarados

      Excluir