To Bee Conscious: Dia Mundial das Abelhas

by - maio 20, 2019

Fonte: Gfycat

Você sabia que a data de hoje, 20 de maio, foi escolhida no ano passado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ser o Dia Mundial das Abelhas? 

O dia foi escolhido em homenagem à data de nascimento de Anton Jansa, pioneiro no uso de técnicas modernas para apicultura. Eu descobri essa informação no mês passado e, logo que eu li a notícia, fiquei animada em fazer um capítulo especial aqui no blog. Afinal, a importância que elas tem no ecossistema como polinizadoras é muito grande e precisa ser relembrada sempre. Precisamos entender, de uma vez por todas, a relevância crucial que elas tem no equilíbrio da Natureza para que tenhamos base para combater as práticas que as levam à extinção.

As abelhas são um dos principais insetos polinizadores da Natureza. Quando elas visitam as flores para pegar substâncias importantes para a colmeia, o pólen gruda em seu corpo. Aí, quando ela vai para outra flor, o pólen se desprende e cai nos aparelhos reprodutores dela, permitindo a fecundação que gerará frutos no futuro. 

Os frutos são muito importantes, pois, dentro deles, existem as sementes que são a base para a geração de outras plantas. Cerca de 80% das espécies vegetais do mundo precisam de agentes polinizadores para se reproduzirem e, como as abelhas são as mais eficientes desse grupo, o impacto que elas tem é maior. 

A Síndrome do Colapso das Abelhas é o nome dado ao conjunto de fatores que levam esses insetos à extinção. Fatores ambientais como o aumento da população de insetos invasores; e, humanos, como o uso de monoculturas (elas reduzem a qualidade nutricional da terra) e agrotóxicos, são as causas principais que estão levando ao desaparecimento de muitas espécies de abelhas no mundo. 

A redução no número delas é alarmante. Pesquisas apontam que se não existissem mais abelhas, a humanidade entraria em colapso dentro de quatro anos. Quatro anos. Dá para imaginar algo assim? Eu não consigo nem pensar em um futuro absurdo como esse. E é por isso que insisto em escrever esse capítulo: precisamos ajudar as abelhas de alguma forma.

A única vez em que dei sorte foi durante a Festa das Cerejeiras de São Paulo há três anos, se não me engano...
A ONG A.B.E.L.H.A e o site Apiários Lambertucci deram algumas dicas de como podemos auxiliar na conservação desses insetos:

  • Cultivas vasos de flores e plantas que sejam nativas de sua região
  • Se possível, plantar flores de cores variadas. As cores que mais atraem as abelhas são azul, púrpura, violeta, branca e amarela
  • Não usar pesticidas nas hortas/jardins de casa
  • Tenha colmeias caseiras! Pode parecer perigoso, mas existem espécies de abelhas sem ferrão que podem ser criadas em casa (não dentro de casa, mas em seu jardim, claro 😆). Assim, você estará ajudando ainda mais na reprodução das espécies.
Eu assisti a Bee Movie logo quando ele estreou em 2007. Acho que até aquele momento, não sabia da tarefa tão primordial que as abelhas tinham na Natureza. Eu só sabia que elas ajudavam as flores, mas não entendia muito bem que, sem elas, a gente não viveria. Foi uma surpresa muito grande quando eu percebi que as abelhas significavam bem mais do que apenas a produção de mel. 

Desde então, procuro defender essa causa sempre que posso. Claro que a minha relação com as abelhinhas vai além. Elas são tão fofas, né? Eu gosto muito da estética das abelhas, considero-as um dos insetos mais bonitos do mundo, e adoro colocar ilustrações delas como papel de parede do meu celular.

Confesso que eu tenho bastante dificuldade em fotografá-las. Adoraria ter a habilidade de ser silenciosa e menos estabanada quando tento as registrar, mas não consigo. Quando estou chegando pertinho... Elas vão embora! Só me resta ficar com os olhos brilhando pelas fotos que o pessoal posta no Instagram mesmo. Mas, quem sabe um dia eu consiga? Acho que farei um capítulo inteiro de fotos para cá se conseguir, haha.

E você gosta das abelhas? Qual seu inseto favorito?

"O dia em que me vesti de Lou Clark" #beelapetitesouris
Se você gostou desse post, por favor, poste nas redes sociais uma foto com referência de abelha e me marca com a hashtag #beelapetitesouris . Se der certo, prometo que colocarei as fotos de vocês aqui com o nome e tudo mais. Vai ficar bem legal!

Au revoir.

Você também pode gostar de

4 comentários

  1. esse texto é importantíssimo! estou pensando e replantar girassóis no meu jardim, lembro que elas amavam.
    outro dia tinha uma abelha na estufa dos salgados de uma barraquinha que compro café todo sábado, achei fofo que a moça não matou, ela pegou com um guardanapo e soltou nas plantas :)
    quando vi bee movie também fiquei alarmada!

    e eu li caminhos e fronteiras, do sérgio buarque de holanda (o pai do chico). ele tem um capítulo só para apicultura indígena, fala de indíos que arrancavam as pestanas das palpebras para enxergar melhor o voo das abelhas jataí, que são minúsculas e eles tinham essa técnica de acompanhá-las. suas colmeias eram em cabaças, é muito legal de se ler.

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Helen. Tudo bem?

      Meu Deus, quantas informações preciosas você possui sobre as abelhas! Eu não sabia dessa tradição indígena... Eu fico boba em pensar como, depois de tantos anos de civilização, perdemos esse contato intrínseco com a Natureza. Precisamos retomá-lo o quanto antes, claro, sem extremos, haha.

      Agradeço por sua visita. Desejo que muitas abelhas passem por seu caminho, pois sei que haverá uma fadinha gentil e amiga para cuidar delas e as respeitar.

      Beijos açucarados.

      Excluir
  2. Olá Miss Bruna!! Eu não fazia ideia que existia o dia da abelha,mas que coisa maravilhosa né.sempre amei esse inseto e sempre fui muito curiosa sore o modo como as abelhas vivem,e produzem mel...Acredito com toda certeza que é necessário protege-las da extinção pois como você disse,são as abelhas que disseminam as flores.

    Aqui na minha casa vive aparecendo abelhas,acho que deve haver alguma colmeia nas árvores do meu quintal.Acho que o melhor para as abelhas e para nós é ter consciência e preservar a natureza.

    Um abração e não posso me despedir sem dizer que: "PRETO E AMARELO É BELO"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, miss Lia!

      Obrigada por se juntar a nossa armada consciente para a preservação das abelhinhas. E você citou que elas produzem mel, né? Eu não coloquei isso no post, mas o mel é uma das minhas comidas favoritas no mundo!

      Adoro comer mel de colherada, sabe? Bem purinho... O meu favorito é o mel de laranjeira que é mais docinho e com um toque frutado que fica delicioso com aveia e sucrilhos. Hmmm!

      Obrigada pelo comentário. Beijos açucarados

      Excluir