Resenha: A Inesperada Herança do Inspetor Chopra - Vaseem Khan

by - maio 18, 2019

A Inesperada Herança do Inspetor Chopra






No dia de sua aposentadoria, o inspetor Chopra herda dois inesperados mistérios. O primeiro é o afogamento de um jovem pobre, cuja suspeita morte ninguém quer investigar. O segundo é um bebê elefante. Enquanto sua busca por pistas o leva através da movimentada cidade de Mumbai - das ricas mansões ao submundo sombrio das favelas - Chopra começa a suspeitar que há bem mais por trás dos dois mistérios do que ele pensava. E rapidamente descobre que um determinado elefante pode ser exatamente o que um homem honesto precisa...     

Aventura - Policial// 312 páginas// Editora Morro Branco// Classificação 4/5







                                   


Sabe aqueles livros que estão em nossa lista de desejados há tempos e não sabemos o motivo de não o termos ainda? Esse é o caso de A Inesperada Herança do Inspetor Chopra. Eu não sei quando foi que li a resenha desse livro, mas o inclui logo na minha wishlist e depois disso... Bem, só há alguns meses é que fui comprá-lo de verdade durante a Festa do Livro da USP. 

Assim, depois de tantos anos querendo o ler, minhas expectativas estavam altíssimas. As resenhas, aliás, só apontavam para as melhores partes do livro e o quanto ele era um ótimo exemplo de livro policial. Então, fiquei me perguntando: será que ele seria um novo detetive Poirot? Será que ele seria mais inteligente do que Sherlock Holmes? Aonde entraria um elefante bebê na história?

Mas, primeiro, vamos para o contexto.


Chopra é um inspetor que, logo no primeiro capítulo, é impactado por três notícias: a primeira é que ele está se aposentando mais cedo por causa de um problema no coração (e ele não gosta nada disso); a segunda é que ele recebeu um elefante bebê de herança do seu tio; e, a terceira é que uma mulher está fazendo um escândalo na porta da delegacia, acusando os policiais de negligência com o caso de seu filho morto.



Claro que Chopra ficou muito estressado com tudo isso. E, quando ele acha que ficará o dia inteiro assistindo a jogos de críquete, a pulguinha da curiosidade investigativa decide ficar atrás de sua orelha. Inconformado com as acusações da pobre mulher com o filho afogado, ele decide fazer investigações por conta própria e descobre um esquema muito maior do que havia pensado.


A primeira impressão que tive do livro é de que o roteiro dele era muito, muito bom. Logo percebi que o final seria surpreendente e conseguiria amarrar todos os elementos sem deixar pontas soltas. E, ao terminar de ler, percebi que estava certa.

Chopra é um personagem carismático e, digamos, utópico. Não que as coisas que ele faz sejam impossíveis, mas ele é um perfeito estereótipo de herói que não possui uma mácula em seu caráter e luta pela justiça acima de sua própria segurança. Com o contexto que o autor traz da Índia, tão parecido com as corrupções nossas de cada dia, fica evidente que Chopra é uma ilha emanadora de bondade em um mar inescrupuloso. E, por mais que desejamos que ele exista na vida real, a desesperança nos assola e a realidade nos impacta de maneira dura.

Mas, se comprarmos a proposta do autor, tudo bem. Hipoteticamente, existe Chopra. E, hipoteticamente também o mal é vencido pelo bem. A melhor parte do livro para mim, com certeza, é a existência do Ganesha, elefantinho de Chopra. Com capacidades intuitivas que vão além da compreensão humana, Ganesha funciona como um Deos Ex Machina que, para mim, é muito mais crível do que Chopra. Afinal, é Ganesha que resolverá muitos perrengues do amigo e é meio que ele que vence o mal.

Aí, tudo se torna palatável. Em um mundo com pessoas ruins que fazem coisas ruins, é preciso que um elemento fantástico venha e resolva as coisas. As pessoas são corruptíveis, mas os elefantes não. E, eles sim, é que podem vestir o estereótipo heroico sem que nenhuma objeção possa ser levantada.

Mas, tudo bem. Vamos considerar a proposta do autor e com ela analisar a obra.


A Inesperada Herança do Inspetor Chopra é uma boa história de aventura policial. Parece, em alguns momentos, que o autor está fugindo um pouco da história, mas entendemos tudo no final. A surpresa que ele propõe com alguns personagens é realmente surpreendente. E o plot twist, que explica o motivo de um jovem pobre ser assassinado e todos quererem ocultar o caso, foi um dos melhores que já li até agora, porque em nenhum momento essa ideia me surgiu em mente.

Para além de Ganesha, outro personagem muito bom é a Poppy, esposa de Chopra. O autor traz uma mini história para ela dentro do livro que me prendeu bastante. Toda hora eu queria pular os capítulos de Chopra para saber qual decisão Poppy finalmente faria. E, quando ela trouxe o desfecho, divertido e real, me peguei sorrindo de amor por esse casal.

Mas, com tantas passagens de uma boa aventura e recheada de perigos solucionados por um filhote elefante, o livro tem um defeito: por que, raios, o autor não deu mais espaço para a mãe de Poppy? Os embates que ela tinha com Chopra eram muito engraçados e acho que seria muito mais divertido se eles aparecessem mais ao longo do livro. Ela me irritava muito, mas era muito boa como personagem. 

Soube que esse livro é o primeiro de uma série. Então, sr. Khan, se está lendo essa resenha, me faça um favor: coloque mais a sogra de Chopra nos próximos livros. E coloque mais de Ganesha, porque ele é uma fofura (melhor do que Dumbo?).


E você já leu? O que achou do livro? Deixe nos comentários.

É isso, pessoal. Au revoir.

Você também pode gostar de

0 comentários