Você já ouviu falar em Slow Fashion?

by - maio 14, 2019

Fonte: Giphy

Olhe para o seu guarda-roupa. Agora te faço uma pergunta: quantas peças de roupa você comprou por impulso? Aproveitando, te faço outra: quantas delas você realmente usa?

Sinceramente, essa pergunta eu mesma deveria fazer para mim. Digo isso para a última, porque, em relação à primeira, a resposta é "nenhuma". Eu não gosto muito de fazer compras e, por isso, quando tenho que comprar alguma coisa, eu pesquiso bastante antes e já tenho um modelo definido na hora. Então, as chances de eu comprar alguma peça por impulso são bem pequenas. Mas, preciso pensar com calma nas peças que tenho e que, de fato, uso.

Principalmente em relação as minhas roupas de frio, eu não sei se as uso todas. Como o Brasil é um país em que na maior parte do tempo está calor, as roupas de frio ficam escondidinhas no fundo do guarda-roupa e fica bem mais difícil de identificar se elas estão sendo usadas ou não. Recentemente, aliás, eu tentei fazer um desapego das minhas coisinhas e, surpreendentemente, não consegui separar nenhuma blusa de frio. Estranho, não é? Acho que isso aconteceu justamente porque não tenho o hábito de as usar.

Mas, estou falando tudo isso, porque o consumo de roupas no Brasil é elevadíssimo. E você já parou para pensar para onde vai tanta roupa? Mesmo que a gente faça doação, quando a pessoa que recebe nossas peças, as usa bastante e não quer mais, para onde vai as roupas depois?

Certamente, elas vão para o lixo. E o descarte delas, na maioria das vezes, é impróprio. Pesquisas apontam que o descarte de retalhos em centros de comércio popular, como o Brás e o Bom Retiro em São Paulo, gera cerca de vinte toneladas de lixo por dia. Se esses retalhos forem descartados em lixos comuns, o material de que são feitos se transformam em "esponjas" de difícil degradação no Meio Ambiente.

Por isso, fica cada vez mais urgente a nossa consciência sobre o consumo da Moda. E foi pensando nisso que eu decidi fazer uma matéria em vídeo para minha faculdade sobre Slow Fashion. O conceito de Slow Fashion é muito maior do que apenas comprar menos roupa. Ele abrange a produção consciente na Moda, por exemplo, com o uso menor de recursos ambientais ou com o reaproveitamento de tecidos antigos. A Slow Fashion também fala sobre a ajuda a pequenas empresas e produtores, valorizando-os e ajudando para que não sofram nenhum tipo de abuso trabalhista.

Confesso que a edição dessa matéria foi bastante trabalhosa. Nunca havia usado o Adobe Premiere antes e tive que aprender na força ali, mas no fim tudo deu certo. O resultado ficou muito interessante e casou bem com a minha intenção com ela. Por isso, quero compartilhá-la com vocês, mes amis!

Para entender melhor o conceito da Slow Fashion e suas aplicações diversas, eu conversei com a dona do Brechó Casinha, um espaço acolhedor e diversificado que fica no Carrão (SP). Também conversei com os donos da marca de Slow Fashion Coletivo de Dois, um ambiente vibrante e colorido na Augusta. 

Espero que gostem! 


E vocês consomem Slow Fashion? Qual foi a experiência de vocês com esse viés da Moda?

Deixem comentários, eu adorarei lê-los e responder também.

Beijos açucarados.

Você também pode gostar de

2 comentários

  1. Gosto muito do conceito do slow fashion. Uma coisa que tenho feito é passado a comprar em brechós e comprar com mais consciencia, e não só porque aquela peça está na moda. Adorei o post!
    xoxo
    https://byjaque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Jaque. Tudo bem?
      Agradeço e fico feliz pela visita :) Espero que possamos, cada vez mais, utilizar apenas roupas que tenham sido feitas de forma benéfica a todos. Beijos açucarados.

      Excluir