Uma (pequena) lista das séries da minha vida

by - novembro 10, 2019


Eu estava com tantas saudades de escrever um capítulo de Sunday Love para o blog! Gostaria que vocês pudessem me ver através da tela do computador pois, além de um cabelo bagunçadinho e um Bis Xtra pela metade, vocês veriam um sorriso gigante em meu rosto. Eu simplesmente preciso colocar como meta escrever mais Sundays Loves por mês, viu?

E o tema de hoje, pelo qual sou grata e sobre o que gostaria de compartilhar com vocês, é o mundo mágico e hypado das séries. Quem nunca assistiu a uma séria na vida, por favor, atire a primeira pedra ou me dê a localização espacial do mundo em que você vive (hehehe)! Até mesmo eu, que não sou tão fã assim de assistir a séries, já tive oportunidade de assistir a algumas. E, olha, a maioria delas não foi por streaming ou canais pagos, não! Eu assistia mesmo eram as séries que passavam na TV aberta, aquelas com traduções ruins e que tem os mesmos episódios repetidos por várias e várias vezes.


Porém, essas vezes eram bem raras. Como eu disse, não sou muito fã de assistir a séries de TV... Como assim?, alguns de vocês devem estar se perguntando com os olhos saltados. Pois é, em algum momento da minha adolescência, eu coloquei na minha cabeça que eu não gostava de séries e repetia para todo mundo dois motivos: 1. Elas são muito longas e a estrutura de vários episódios é irritante; 2. Eu não gosto de séries americanas.

Mas aí, um dia, eu acabei sofrendo pressão social das minhas amigas para dar uma chance para Sherlock e tudo mudou na minha vida. Afinal, Sherlock é uma série que não é nada daquilo que eu havia pré-construído em minha mente sobre essa estrutura: cada temporada tem, no máximo, quatro episódios que são longos (mais de 1h30) e ao mesmo tempo em que se bastam por si mesmo, criam uma empatia narrativa que faz com que a gente queira assistir mais e mais. Além disso, Sherlock é uma série (tipicamente) britânica.


Foi amor ao primeiro episódio... Acho que eu terminei as primeiras temporadas em menos de um mês! E como sofri esperando pela última! Depois de Sherlock, então, decidi que era hora de dar uma chance para as séries, até mesmo para as dos EUA... E foi aí que assisti à New Girl. De verdade, ainda não sei se gostei tanto assim de assisti-la, mas sempre vou encará-la como uma quebra necessária de estereótipos para mim em relação às séries. Transpondo New Girl, eu pude entender que todo o pensamento que havia construído até então era bobo e eu tinha que gostar das coisas por seu conteúdo, e não pelo formato que elas tinham.

Assim, tornei-me uma telespectadora (relativamente) assídua de séries. Ainda não assisti a muitas e algumas dessa lista não foram assistidas por completo. Mas, sou grata por ter tido a coragem de passar por meus preconceitos, quebrá-los e ter descoberto um universo incrível de novas histórias que, cada uma a seu modo, me ajudaram a ser uma pessoa melhor. Por isso, quero compartilhar com vocês, mes amis, todas as séries que assisti até hoje. Será que vocês já assistiram a algumas delas também?


  • Sherlock (completa)
  • New Girl (até os primeiros episódios da terceira temporada)
  • Call the Midwife (primeira temporada)
  • Haunting Hours (completa)
  • Twin Peaks (primeira temporada)
  • Land Girls (primeira temporada)
  • Anne with an E (completa, até agora)
  • Desventuras em Série (completa)
  • Downton Abbey (até os primeiros episódios da quarta temporada)
  • Alias Grace (completa)
  • Horrible Histories (não sei, mas acho que completei as temporadas da formação original)
  • Queer Eye (completa)
  • The Politician (completa, até agora)
  • One Day at a Time (assistindo a primeira temporada)
  • Mindhunter (completa)
  • When Calls the Heart (completa, até agora)
  • Brooklyn Nine-Nine (completa, até agora)
  • The Good Witch (até os primeiros episódios da terceira temporada)
  • 13 Reasons Why (primeira temporada)

Nessa lista, eu não coloquei os doramas, séries/novelas da Coreia do Sul, que eu já assisti, porque eu pretendo fazer um capítulo especial só sobre isso. Se tudo der certo, será como uma parte 2 de um capítulo que já fiz sobre o meu amor pela cultura pop da Coreia do Sul, que você pode ler aqui.

Agora que eu coloquei todas as séries no "papel", confesso que me surpreendi com o balanço entre produções britânicas e norte-americanas. Sempre suspeitei que eu havia assistido a mais séries da Inglaterra, mas não. E também fiquei surpresa com a minha tendência mais atual que é de assistir a séries de comédia, algo que era improvável de acontecer na vida para a Bruna de alguns anos atrás.


E dentre as séries que assisti, claro, existem aquelas que são as mais queridas. Vou escolher três dentre elas: Anne with an E, pois ela foi uma série muito aguardada e que me ensinou que adaptações para outras mídias devem, sim, serem diferentes, desde que o espírito original seja mantido; Brooklyn Nine-Nine me ensinou que séries de humor podem ser gostosas de se assistir, e que o humor é amplo e pode existir plenamente, trazendo temas relevantes e não sendo agressivo; e, por fim, When Calls the Heart, que eu já fiz um capítulo especial aqui para ela no blog, que me ensinou tanto sobre empatia, amor e união, que me transformou em uma Bruna melhor.

E você já assistiu a alguma dessas séries que eu listei? Qual é a sua favorita e a que menos gostou? 


Ah, e por favor, pessoal que ama séries: indiquem-me algumas das melhores séries que vocês já assistiram! Eu quero muito conhecer novas histórias e abrir ainda mais minhas perspectivas de mundo. Eu ficaria muito grata com a ajuda de vocês.

Au revoir.

Você também pode gostar de

2 comentários

  1. Eu também assistia seriados na TV, foi uma época legal haha.
    Lembro que ficava acordada até tardeee da noite pra ver Supernatural no SBT, era legal haha.
    Dessa sua lista a única serie que eu vi foi 13 Reasons Why e inclusive a primeira temporada é a melhor, as outras são maçantes demais, foi bem cansativo terminar de assistir haha.
    Gostei do seu blog! :)

    http://heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, tudo bem? Fico muito contente por você ter gostado do meu cantinho. Espero poder te encontrar borboletando por aqui mais vezes! Eu também assistia a algumas séries pela TV aberta, mas confesso que ficava muito incomodada com a tradução dos título para português, hehehe. Beijos açucarados

      Excluir