Resenha: Livre para Recomeçar, Paola Aleksandra

by - fevereiro 02, 2020


Anastácia carrega na pele as marcas deixadas por um casamento odioso. Em sua última noite como uma mulher livre, ela perdeu o controle do seu futuro e acabou presa no famoso hospício para alienados do Rio de Janeiro. Mas agora, três anos após sua internação, Anastácia precisará enfrentar o passado e descobrir como recomeçar. Quem ela escolherá ser longe do peso do título de Condessa De Vienne? Benício de Sá é conhecido como o Bastardo do Café. Lutando diariamente contra a opressão do pai – um dos mais poderosos cafeicultores do Brasil – ele encontrou na construção civil a oportunidade perfeita de mudar seu futuro e deixar uma marca no mundo. Contudo, enquanto a Empreiteira de Sá conquista o cenário carioca, Benício continua preso ao passado e às marcas que carrega na alma. Será que um dia ele conseguirá libertar-se por inteiro das garras do seu pai? Anastácia e Benício se conhecem em meio à ruína, mas é durante a esperança de um novo começo que eles se reencontram. Agora resta saber se estão prontos para recomeçar.

Romance de Época // 400 páginas // Essência // nota: 10/5 <3

Bonjour, mes amis! Ça va? Como vocês estão hoje?

Ai... Se eu falar demais desse livro, eu choro. Choro de gratidão, amor e felicidade por ter podido ler uma história tão inspiradora para mim. Uma história que me fez ter mais confiança em mim mesma, que me emocionou aos borbotões, me fez ter esperança em meu futuro e muita coragem para ir a luta dos meus desejos.

Em Livre para Recomeçar, acompanhamos a história de Anastácia e Benicio. Ela sofreu com violência doméstica, foi posta em um Hospício do Rio de Janeiro pelo marido e se redescobre como mulher após a morte dele. Ele é filho bastardo de um dos barões mais conceituados do Rio, mas quer seguir a vida com sua construtora longe do passado sangrento do pai. E os dois se reencontram em um ambiente de recomeços e esperança. 


Mas, esse livro traz muito mais do que a história de amor desses dois personagens tão fortes. Ele traz coadjuvantes tão incríveis quanto! Meu destaque vai para as frases da irmã Dulce, sempre reconfortantes e muito divertidas. Ah, e o romance de Avril e Samuel? Inspiração em Carinha de Anjo quem fala? Uma história de amor tão inusitada e real quanto essa, aqueceu o coração de muitos leitores, assim como o meu.

E como a escrita da Paola evoluiu desde Volte para Mim! Eu que amo história, fiquei muito feliz por aprender tanto sobre o Rio e sobre a França. Principalmente, em relação às construções e sobre o sistema legal, tudo era novo e me estimulou a pesquisar mais. Além disso, a forma como ela dava lições de vida nos fins de capítulo foi muito importante para mim. Um romance com muita estrutura, acho que isso resume Livre para Recomeçar!


A estrutura narrativa é muito semelhante a uma boa novela, e seria incrível se o livro fosse transformada em uma. Isso porque ele também traz mistério e um vilão horrível, tão diferente dos meus queridinhos, e que só me deixou com muita raiva. Mas, preciso elogiar a construção dele, tão complexo e surpreendente.

Por fim, quero destacar o empoderamento feminino que jorra do livro! Mulheres fortes e corajosas, mulheres que apoiam as outras e não julgam, como todas nós deveríamos ser. Outro ponto importantíssimo da obra é o peso histórico justo que a Paola deu para acontecimentos vergonhosos do Brasil, como é o caso da escravidão. Mais do que apenas colocar as manchas horríveis desse período no cenário de sua narrativa, ela trouxe personagens como Darcília e Samuel, ambos com passados dolorosos, mas que mostraram a força do recomeçar e da coragem para enfrentar o preconceito tolo da sociedade da época.

Por isso, Livre para Recomeçar é um livro mais de 5 estrelas. Foi um livro que se tornou o meu favorito da vida toda! E o lilás, cor que voltou a colorir meu coração, tornou-se a cor do meu ano também para sempre me lembrar de que sou forte, sou inteligente, gentil e esperançosa para conquistar tudo aquilo que o meu coração desejar.


E você já leu? Gostou? 

Au revoir.

Você também pode gostar de

7 comentários

  1. Adorei o blog (já estou a seguir) e esta review pois também adoro ler.

    Convido-te a passar no meu blog e a seguir também ;)

    Bjs,
    Vanessa Casais
    https://primeirolimao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Vanessa. Ça va?

      Muito obrigada por borboletar em meu querido jardim secreto, flor do campo. Livre para Recomeçar é um livro espetacular e que me transformou positivamente muito, por favor, dê sim uma chance para ele.

      Faço um convite para sempre voltar aqui. Já passei em seu cantinho (muito fofo) e te segui por lá. Beijos açucarados

      Excluir
  2. Respostas
    1. Bonjour, miss Teresa. Ça va?

      Procura sim, o livro é maravilhoso e facilmente encontrado na Amazon. Inclusive, eu coloquei linkado no post a página de compras dele. É muito, muito bom e aproveita também para conhecer mais do trabalho de blogueira da Paola que é sensacional.

      Beijos açucarados

      Excluir
  3. Eu sou louca para ler os livros da Paola, de verdade!
    Você pareceu tão empolgada na resenha que meu coração está até quentinho <3

    Eu AMEI o layout do seu blog! Amo coisas clean (:

    Fora do Contexto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Thais. Ça va?

      Obrigada, florzinha. Eu estava muito, muito empolgada porque o livro é maravilhoso de verdade. Por favor, leia também, você amará! Beijos açucarados

      Excluir
  4. Obrigada, flor do campo. Desejo o mesmo à ti!

    Beijos açucarados

    ResponderExcluir