Walt antes do Mickey (sem spoilers)

by - fevereiro 07, 2017




Resultado de imagem para walt antes do mickey
Imagem do Bing
Bonjour, mes amis!

Eu fiquei tão contente quando, fuçando um pouco o Netflix, eu encontrei esse filme! Eu adoro filmes biográficos (por exemplo, o meu filme favorito de Tim Burton é Ed Wood) e então, pá, Walt antes do Mickey!

Esse filme foi baseado no livro de não-ficção de mesmo nome escrito por Walt Disney, dono do maior império relacionado à indústria de animação do mundo, e abrange o período da vida de Walt antes de criar o seu personagem mais famoso, o Mickey. Essa época vai de 1919 a 1928, tempo no qual o jovem Disney sai de sua fazenda no interior dos EUA, quando desenhava em porteiras com giz os animais da fazenda (deixando o seu pai furioso), até ter o insight de criar uma série animada cujo personagem principal era um ratinho de bom coração.

Assim, vemos o período mais difícil da carreira dele e percebemos que, mesmo para o maravilhoso Walt Disney, a vida não foi simples e que ele teve de batalhar muito para construir todo esse mundo de sonhos do qual adoramos.

Primeiro, Disney foi trabalhar em um estúdio de charges de uma cidade do interior dos EUA. Contudo, com a crise enfrentada pelo seu chefe, foi demitido e junto com um amigo, Ub Iwerks, criou os estúdios Laugh-O-Gram. Quando conseguiu algum dinheiro, contratou outros desenhistas do local por meio de jornais, dentre eles Hugh Harman e Rudy Ising que, posteriormente, criarão juntos os personagens da Looney Tunes.

Resultado de imagem para walt antes do mickey filme
Imagem retirada do Uol
Porém, Disney era um sonhador e amava a sua arte acima dos negócios de sua empresa, por isso foi negligente com o dinheiro e acabou falindo. Dessa maneira, depois de passar por extremas necessidades, procurou o seu irmão, que era um excelente homem de negócios, criando os primórdios dos estúdios Disney atuais.

Infelizmente, a política de direitos autorais desse começo do cinema (na época, os desenhos animados eram transmitidos nos cinemas) eram frágeis e sempre favoreciam os distribuidores e não os artistas. Por isso, muitas das criações de Disney e seus amigos foram surrupiadas e o dinheiro repassado a eles era irrisório quando comparado àquilo que haviam gasto e que mereciam, portanto. Isso aconteceu com um famoso personagem da Disney, o seu maior sucesso antes do Mickey, o Coelho Oswaldo. Após perceber que estava sendo enganado, mesmo com a ajuda do irmão, Disney rompe com o
estúdio e cria o seu próprio, tendo sucesso com as animações de Mickey e companhia.

O que eu senti do filme é que ele conseguiu contar a história do maior gênio das animações de maneira fiel, mas sem cair na chatice. O filme é motivador, faz com que queiramos sair do sofá e ir realizar os nossos sonhos mais grandes e difíceis, pois nada é impossível se tivermos fé e alegria em nossa caminhada.
Resultado de imagem para walt antes do mickey filme
Imagem retirada do Diário 24 Horas
Além disso, Walt antes do Mickey é engraçado, apesar de tratar de temas complexos como a falência, a traição e o desolamento. O roteiro trata desses assuntos de maneira apropriada, porém leve, mostrando que a vida tem sim os seus altos e baixos, mas que se tivermos fé e empenho, podemos conquistar o mundo!

O meu destaque vai para o modo como se fazia desenho animado no século XX, tão diferente do que os estúdios fazem atualmente. Ah, se você quiser ver algumas animações antigas da Disney ou mesmo os trabalhos da Laugh-O-Gram tem tudinho no YouTube. Os que eu mais gosto são a série de desenhos Silly Symphony e a Cinderella do Laugh-O-Gram (Alice também é muito divertido e mostra os próprios desenhistas que citei acima em uma mistura de desenho com Live Action).

Recomendo Walt antes do Mickey a todos que gostem do estúdio, de filmes biográficos e de filmes motivadores (sem ser chato)!

Se você já assistiu, me conte nos comentários o que achou.

Beijos açucarados :)

Você também pode gostar de

0 comentários