Sunday Love: Série italiana, músicas e um documentário sobre amor

by - maio 17, 2020

Eu estou muito contente por voltar a escrever um post de Sunday Love para o meu querido blog. Este é um dos meus formatos favoritos por aqui, pois eu acredito, com todo meu coração, que compartilhar o amor e exercitar a gratidão são ações excelentes para nos sentirmos bem (com nós mesmos e com o mundo). Ainda mais nesses tempos de pandemia, quando a incerteza, o medo e o pesar formam a tríade que governa nossas mentes... Enxergar o que nos faz sorrir, e o que nos faz sermos gratos pela vida, é ainda mais importante!

E o Sunday Love de hoje está recheado de coisas boas! Tem dica de série, novidades no campo musical, um agradecimento a uma nova amiga virtual e, até mesmo, uma opção de documentário cult sobre a Suécia. Ah, e um novo formato de apresentação que acredito que vocês irão gostar (e que vai deixar meu jardim secreto ainda mais lindinho)! Vamos lá?

Don Matteo



Um tesourinho de série que encontrei por acaso, zapeando pela televisão. Don Matteo conta as aventuras policiais de um padre, no interior da Itália, que é bastante xereta, mas um bom amigo de todos os moradores da região. A cada episódio, acompanhamos um novo crime e as peripécias do capitão Giulio e do Marechal dos Carabineiros até encontrarem o culpado (mas, não sem antes terem a ajuda crucial de Matteo). Além disso, também acompanhamos o dia a dia dos personagens, seus amores, dúvidas e alegrias, o que torna a série ainda mais humana e especial. 

Todos os personagens são tão carismáticos que eu nem consigo elencar um favorito! Além dos carabineiros e de Matteo, também tem a família do Marechal e os personagens que moram junto com o padre e que o ajudam por lá. E se você ainda não se convenceu de assistir só pelos personagens, tenha certeza de uma coisa: as paisagens da série são lindíssimas, recheadas de construções tipicamente italianas e de um tom outonal que deixa tudo mais aconchegante.

A série completa tem 255 episódios, divididos em doze temporadas, com início em 2000 e que está sendo produzida até hoje pela tv RAI italiana! As temporadas completas estão disponíveis na Amazon Prime, mas se você, assim como eu, não está cadastrado nessa plataforma de streaming, não se irrite! Sabe por quê? Porque a tv Aparecida está transmitindo e é por lá que eu estou acompanhando: todas as sextas-feiras, às 20h. Quer saber mais? Entre no site da tv Aparecida.

Exist for Love - Aurora


Ai, ai, ai, que meu coração não aguentou quando apareceu como sugestão de vídeo no meu YouTube o clipe da nova música de Aurora! Ela chama Exist for Love. A letra conta a história de uma mulher que encontrou o amor verdadeiro em seu namorado e se sente forte e completa quando está com ele. Será que nossa querida Aurora está apaixonada? hehehe. Mas, falando sério, a Aurora já celebrou o amor de diferentes formas em seus últimos discos - pela Natureza, pela irmã, pela família no geral, por ela mesma, pela força feminina - então, achei super interessante ela trazer o tipo de amor mais celebrado em sua nova canção. E a fotografia do clipe, com a Aurorinha de sereia, está simplesmente maravilhosa.

Documentário: A Teoria Sueca do Amor


Este é um filme que assisti por causa da faculdade, mas definitivamente não esperava o impacto que ele teve sobre mim. O documentário analisa os resultados de um projeto do governo sueco, em que se estimulava a independência entre as pessoas. Isso contribuiu para que a Suécia atingisse o mais alto nível de individualismo e progresso em escalas mundiais, mas será que a independência dos suecos é tão positiva assim?

O filme toca em diversos pontos que se desmembraram do projeto. Os que mais me chamaram a atenção foi a cena do senhor que se suicidou em seu apartamento e só foi encontrado pelo serviço social dois anos depois, porque ele não tinha ligações humanas que sentissem sua falta. A outra cena foi a da mulher que disse que conversava com as árvores e esperava a resposta delas, o que me causou sentimentos dúbios, pois ao mesmo tempo que achei isso extremamente poético (e algo que eu faria), a ação de conversar com árvores só evidenciou sua solidão.

O documentário também compara a realidade da Suécia e de um país do continente africano (Etiópia?), que está no extremo oposto um do outro nos dados apresentados pelo filme. Entretanto, é fato que mesmo tendo condições precárias de subsistência, o país africano é muito mais amoroso e unido, permitindo uma vida mais completa e feliz. Acredito que está disponível no YouTube!

Jonna Jinton


E foi justamente por causa de A Teoria Sueca do Amor que eu conheci o canal da Jonna Jinton no YouTube! Ele apareceu logo como primeira sugestão para mim e fui conferir mais: a paixão foi imediata. Não sei como demorei tanto para conhecê-la! Seus vídeos falam sobre seu próprio dia a dia em uma cidadezinha do norte da Suécia, lugar pleno em Natureza e que tem a benção de ter o Sol do Meio Dia e a Aurora Boreal em determinadas épocas do ano. Um sonho lindo, não é mesmo?

A Jonna me inspirou a ir atrás dos meus sonhos, mesmo que eles pareçam complicados no começo. Afinal, apesar dos percalços, ela se tornou uma artista reconhecidíssima por suas fotografias de Natureza, suas músicas inspiradas nas músicas tradicionais do folclore sueco, e por usar elementos da natureza em suas pinturas. Tenho certeza de que você amará explorar as playlists do canal dela.

Ateliê Daydream - Márcia Porto


O Instagram já me proporcionou momentos de pura alegria e gratidão e conhecer essa fadinha ilustradora foi um desses momentos. A conta da Márcia Porto, o Ateliê Daydream, é um recanto de encantamento se você é fã de ilustrações, magia, natureza e estúdio Ghibli. Ela é lá de Maceió, mas faz encomendar para o Brasil inteirinho com o frete fixo de R$ 8!

Estou apaixonada pela possibilidade de ela ilustrar a primeira letra do meu nome (R$ 30) e, também, por sua mais nova novidade: a caixinha de ilustrações, feita sob encomenda. Quer explorar um pouquinho mais do trabalho dela? Então, vem conhecer sua lojinha e depois me conta qual foi sua ilustração favorita, tá?

Netflix: Cozinhando com Nadiya


Por fim, meu novo achado na Netflix: Cozinhando com Nadiya. Se você era fã de The Big Family Cooking Showdown, versão da BBC, então você conhece a Nadiya. Ela é uma querida chef de cozinha que apresentou o reality show aí de cima, além de ter sido a vencedora do Masterchef. É pouco ou quer mais? haha

Em seu novo programa para o streaming, ela dá dicas de refeições práticas, deliciosas e que podem ser feitas em poucos minutos. Para mim, que estou começando a me aventurar nesse cômodo da casa, o programa da Nadiya é um prato cheio (desculpe-me pelo trocadilho) para que eu não me estresse e consiga fazer pratos que alegrarão a todos daqui de casa. Se você gosta de cozinhar, assista!

Esses foram os motivos que me fizeram ser grata nos últimos meses, desde que o isolamento social se iniciou aqui em São Paulo, capital. E quais são os motivos pelos quais VOCÊS são gratos, mes amis? Deixe aí nos comentários dicas do que fazer, assistir ou ouvir na quarentena, pois compartilhar o amor é permitir que o amor entre também em seu coração.

Au revoir.

Você também pode gostar de

0 comentários