Olá, tudo bem?
Em um capítulo passado do La Petite Souris, eu mencionei que havia, finalmente, baixado o Netflix. Pois bem, eu estava procurando se tinha por lá alguns filmes que eu gostaria muito de assistir. Um deles era o Fantástico Sr. Raposo de Wes Anderson, filme que eu havia encontrado após ter assistido ao Grande Hotel Budapeste do mesmo diretor.Nesse mesmo capítulo, eu falei sobre como me encantava o trabalho fotográfico de alguns filmes que eu assistia e como eu passei a procura-los justamente por conta desse aspecto. Isso aconteceu com Grande Hotel Budapeste. Após assisti-lo, eu fiquei horas suspirando pelo cuidado artístico de Anderson e, então, procurei se havia técnicas próprias que ele havia utilizado para filmá-lo. A minha surpresa foi encontrar um vídeo dos meninos do canal Os Bons Companheiros que explicava tudinho sobre as técnicas de filmagem tão específicas do Wes Anderson e assim, me apaixonei ainda mais pela obra do diretor.
Retirado do Bing |
Então, a primeira coisa que eu gostaria de falar sobre O Fantástico Sr. Raposo é que ele foi filmado com essa técnica. Mas, diferentemente dos stop-motions modernos, a exemplo de Coraline, Anderson foi rústico em suas filmagens. Assim, assistimos a um filme bem diferente, em que as imagens são um pouco mais truncadas e as posições das personagens mais orgânicas, deixando bem claro ao espectador a técnica utilizada.
Retirado do Bing |
Baseado em um livro infantil escrito por Roald Dahl ( <3), o filme, entretanto, não possui um texto para as crianças. É claro que os pequenos podem assistir à história e se encantar com as personagens, porém, elas não conseguirão captar todas as mensagens do filme que são de busca por sua identidade pessoal e sacrifício.
Retirado do Pinterest |
Também destaco o senso de humor do roteiro, além, é claro, do trabalho visual de Wes Anderson.
Usando cores em tons pastéis, simetria e movimentos verticais e horizontais de câmera, o diretor insere o seu selo pessoal na história e a deixa linda.
Retirado do Pinterest |
E você, mon ami? Já assistiu a fantástica aventura do sr. Raposo? Se sim, deixe nos comentários o que você achou da história, por favor.
Beijos açucarados.