Entrevista: Gaby Soncini, blog Uma Doce Melodia

by - setembro 24, 2018

A autora de Uma Doce Melodia lendo um livro. Qual será?. Fonte: blog Uma Doce Melodia
Uma garota mágica. Em seus contos, doces melodias que envolvem o leitor e o encanta. A combinação de seus textos e ilustrações transporta-nos para um mundo de magia em que tudo é belo, bom e gracioso.

Por sorte, eu conversei com essa menina mágica e ela me autorizou compartilhar um pouquinho de como ela criou seu blog com vocês. Digam oi a Gaby Soncini!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em que ano seu blog foi criado?
Criei o blog em meados de 2012.

Como você decidiu o título dele?
Sabia que queria a palavra “doce” no nome, desejava um cantinho docemente mágico, decidi por colocar Uma Doce Melodia porque pensei que ao mesmo tempo em que fosse literatura escrita, também fosse som, escuta, suspiro, música, então ficou assim. 

Quais são suas inspirações para escrever as histórias que compartilha?
Em todas as pequeninas coisas do dia a dia, na observação da natureza em suas diversas formas, cores e sons. A inspiração também vem de outras histórias que admiro, dos contos de fadas na poltrona quando criança. Lembro como se fosse hoje quando ganhei meu primeiro livro de contos de fadas e ficava folheando suas páginas, as ilustrações, tudo, com olhos encantados e mãos pequeninas. Minha inspiração vem das tardes serenas de bolinho de chuva da mãe, gotinhas de chuva na janela, passos pequenos até a pré-escola com um guarda-chuva amarelo, das flores, das abelhas, dos silêncios, daquilo que eu gostaria que fosse. Das nuvens do céu, das canções que escuto, das fadas e de todos os seres mágicos do meu coração, de todas minhas idas à biblioteca, como uma ratinha miúda querendo desbravar encantamentos. Penso em meu coração como uma caixinha guardando coisas belas, em um sótão bonito de livro, quando abro essa caixinha tudo que vivi e sou sai voando, assim consigo transmitir um pouquinho do melhor que eu acho que tenho. 

Fadinha azul. Fonte: blog Uma Doce Melodia

Qual é o seu post favorito de seu blog? Por que?
Tentei pensar em um e colocá-lo aqui, mas não consigo. Tudo ali é bem especial para mim, tento fazer com o maior cuidado, sei que alguns posts podem nem ser bons, mas é com muito carinho que escrevo. Realmente não sei dizer um que seja meu preferido, e tem momentos que eu gosto mais das poesias, outros dos contos, em outros dos pensamentos e pequenas histórias, enfim, tudo é diferente e com o mesmo carinho, com a mesma essência. 

O que te fez escolher um blog e não outra plataforma digital (YouTube, Instagram, Tumblr)?
Sonho um dia ter livros publicados, daqueles bem fofos e ilustrados, então o blog me parece mais próximo de um livro mágico, fico sempre imaginando como seriam meus livros, e meu blog é um lugar de ir sonhando com eles. Tentei ter um youtube para falar sobre meus livros preferidos, mas não consegui por ser muito tímida em vídeos. Agora quanto ao instagram tenho usado como uma forma de colocar um pouquinho da minha arte, gosto de lá, tenho feito muitas ilustrações que não necessariamente coloco no blog e lá é uma forma de desenvolver esse lado ilustradora de ser que eu gosto e pelo menos tento também, assim como um lugar para fotos mágicas que tento fazer. 

É uma raposinha ou o Pikachu? Só sei que é uma gracinha. Fonte: blog Uma Doce Melodia
Qual é a mensagem que você quer passar com seus posts?
Principalmente de magia, da beleza das pequenas coisas, dos pequenos pensamentos, do carinho e do amor por essa luz que existe dentro da gente, que pode ser um olhar sereno. Se minhas palavras tocam um pouquinho o coração de quem as lê nesse sentido docemente mágico como falei ali sobre o nome do blog, me sinto muito feliz, muito mesmo! Então tento levar essas coisas bonitas, magia, doçura, delicadeza e simplicidade. 

Você ja pensou em desistir de escrever em seu blog? O que te motiva a continuar com ele?
Já sim, principalmente porque já estou com ele tem uns anos e não vejo muito retorno assim com a minha escrita, em um caminho para realizar esse sonho de ter um livro. Tem vezes que isso me deixa um pouco triste, tem vezes que eu acho que estou escrevendo sozinha, mas ter um blog como disse é um continuar sonhando, então eu não desisto e nem vou desistir, já recebi palavras tão lindas de pessoas que vão lá, tem vezes que elas nem comentam, mas me escrevem no email, então sinto que é assim, é um caminho bonito que gostaria de continuar e não desistir nunca. O que ma motiva é continuar acreditando nisso, acreditar na magia e nos sonhos, e receber um olhar carinhoso pelo que faço me motiva demais! Essa sua entrevista por exemplo me veio com uma motivação tão linda, eu já estava a ficar apagadinha no meu blog, então agradeço demais sempre que uma pessoa aparece e gosta do que eu faço. Muito obrigada! 

Minha ilustração favorita de todas. Fonte: blog Uma Doce Melodia
O que você mais gosta de fazer - desenhar ou escrever?
Dois dois! Sempre foi assim para mim, e sei que tenho muito que ainda melhorar nos dois, mas amo demais, ilustrar e escrever são duas coisas que me acalmam, que me acalentam e que me levam para esse mundo mágico também, assim como a leitura. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Gaby é uma querida, não é mesmo? Estou ansiosa pelas próximas entrevistas que o La Petite Souris vai me proporcionar :3
Au revoir, mes amis!

Você também pode gostar de

4 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, miss Gleize! Tenho certeza de que a miss Gaby ficará radiante ao ler seu comentário na entrevista com ela... Realmente, o talento que ela possui é de fazer os olhinhos brilharem. Eu ficaria muito, mas muito contente se alguma editora tivesse contato com o talento dela um dia. Beijos açucarados

      Excluir
  2. Bruna, queria agradecer mais uma vez pelo carinho dessa entrevista. Obrigada por ter visitado meu cantinho, gostado dele e ter me convidado. Esse carinho é sempre um abraço para o coração. Desejo todo sucesso para seu blog, que é um cantinho que acalenta quem por ele passa, você é um doce! O que precisar conte comigo sempre! Um imenso abraço em ti com muita delicadeza e ternura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Gaby! Agradeço Agradeço você pela disponibilidade e pelo carinho com o meu trabalho. O La Petite Souris, meu jardim tão querido, sempre estará aberto para que você borbolete por ele. Beijos açucarados ♡

      Excluir