Consegue ouvir? É o Silêncio que bate à porta

by - fevereiro 25, 2019


Bonjour, ça va?

Eu estava lendo alguns artigos recentemente e muitos deles falavam sobre a importância do silêncio. Você já parou para pensar em quanto o silêncio é importante? Eu nunca tinha me atido a esse pensamento, até aquele momento, confesso. Então, quis compartilhar essa sensação com vocês em meu cantinho...

Eu nunca fui uma pessoa muito agitada. Desde pequena, meus passatempos favoritos eram bem calmos como ler, ouvir música e dançar e assistir televisão. Eu nunca fui muito afeita a esportes e, também, preferia ficar em casa do que descer na quadra do meu condomínio e brincar. Então, acho que desde aqueles tempos, eu dava uma importância grande ao estar sozinha.

Acredito que eu ser filha única também contribuiu um pouquinho com isso, porque não tinha uma agitação constante e sem substituição ao meu lado (como são os irmãos). Mas, ficar sozinha nunca foi uma situação de tristeza para mim, pois eu sabia que não estava solitária - a qualquer momento podia conversar com meus pais, mandar uma mensagem para meus amigos e, além disso, vê-los na escola e colocar o assunto em dia.

Mas, o silêncio não me era muito bem-vindo, não. E ainda não é. Digo isso, porque eu não gosto de ficar muito tempo sem estar ouvindo alguma coisa, o que me faz ligar a televisão enquanto estudo, ou uma música, um podcast, um programa de rádio. Ouvi, certa vez, que esse gesto de precisar ouvir alguma coisa a todo instante significa uma aversão a estar sozinho. Mas, acho que, no meu caso, eu só não gosto de silêncio mesmo...

O silêncio me deixa inquieta. Eu sinto que estou sendo pressionada por uma massa gigantesca de vazio. E sinto que preciso arranjar alguma coisa para fazer logo. Mas, será que isso está certo?

Depois de ler aqueles artigos, refleti que o silêncio é válido e precisa ser sentido. O silêncio é um estado que permite a reflexão e a conexão com seu interior, pois nos desconecta do mundo exterior e nos faz sentir a nós mesmos. Quando você para quieto, você consegue ouvir não só os seus pensamentos, mas também o seu corpo em funcionamento, trabalhando duro para deixá-lo vivo. E isso gera surpresa e gratidão.

E o silêncio não é só permitir seus ouvidos descansarem um pouco. O silêncio vem também quando você afasta smartphones de si, desligando-o ou colocando ele no modo silencioso. Afastar-se um pouco dos estímulos externos, tão rápidos e urgentes como mensagens e notificações de redes sociais, é um passo importante na busca por um momento de silêncio saudável.

Para mim, o celular não é um problema. Como eu demorei um pouco para ter um celular com redes sociais e aplicativos de mensagem embutidos, acho que não criei uma ligação visceral com aquele aparelhinho. Não acho que é errado usar celular, que é um mal do século, nem nada disso! Mas, acredito sim que usar ele com moderação é ideal.

Aliás, o silêncio também nos conecta com o mundo real. Desligar rádio, Spotify e a televisão faz com que nós ouçamos o barulho do mundo. Quando eu faço isso (raras são as vezes), consigo ouvir as crianças do meu prédio brincando lá fora; consigo ouvir um passarinho que canta de um jeito engraçado nas árvores da rua; consigo ouvir o vento e consigo ouvir minha respiração.

Pensando bem, colocarei ter mais silêncio na programação do meu dia a dia como uma das minhas metas para 2019. Silenciar é exercitar a gratidão. Silenciar é criar mais vínculos com o mundo e com as pessoas. Silenciar é fortalecer o eu interior. Silenciemos.

Você também pode gostar de

2 comentários

  1. Muito feliz com esses escritos, me inspirou e estou muito contente com as suas palavras tão bem delineadas :D
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Jenny.

      Agradeço sempre por suas palavras de estímulo e carinho.

      Beijos açucarados

      Excluir