Minha coleção de Agatha Christie

by - setembro 15, 2019


Bonjour, ça va?

Há alguns capítulos, eu comentei que a minha escritora favorita era a Agatha Christie e que eu já li mais de dez livros (seguramente) dela. Foi por isso que decidi fazer um capítulo só sobre ela e sobre a minha coleção de livros dessa autora maravilhosa! Além disso, ao pesquisar mais sobre a Agatha (estamos íntimas, hehehe) no Google, descobri que hoje é o aniversário dela! Se estivesse viva, ela faria 129 anos. Ou seja, este é um capítulo mais do que especial, não é mesmo?

FELIZ ANIVERSÁRIO AGATHA CHRISTIE!

Eu conheci a Agatha Christie, simultaneamente, por dois motivos: o primeiro é que eu havia lido um texto sobre ela na minha apostila de espanhol e me interessei muito por E não sobrou nenhum, pois o texto era super misterioso e me instigou a lê-lo. E o outro motivo foi que uma colega da minha mãe havia me indicado a ler os livros dela, porque eram seus favoritos em alguma época. Então, logo decidi ir a livraria e comprar um volume de E não sobrou nenhum.

A leitura foi tão incrível, tão diferente de todos os livros que eu havia lido até então, que eu quis logo ler mais livros da escritora e fui em busca de mais. Eu me lembro que, quando eu saía para ir a Paulista, um lugar com bancas de jornais sensacionais que vendem livros também, eu sempre que dava comprava um livro da Agatha. Assim, a minha coleção foi crescendo e crescendo... 

Ah, e na biblioteca do meu colégio de Ensino Médio, também havia vários livros da autora e, quando estava em período mais preguiçoso por lá, tirava um e lia. Ou seja, além de todos os livros que eu tenho, li outros mais emprestados. Como eu disse, seguramente, eu li mais de dez livros da Agatha, haha!


Acho que a coisa que mais me chama atenção dos livros dela é a estrutura narrativa dos livros. O título de "rainha do crime", com certeza, veste bem a autora, pois as tramas dela são tão intricadas e imprevisíveis que é bem complicado de se descobrir o culpado, mesmo que você já tenha lido vários livros dela. Pelo menos, eu me sinto, confesso, bem burrinha por passar mais de duzentas páginas sem nem ao menos conseguir adivinhar o suspeito! Mas, para mim, isso é o mais divertido e quando a autora nos revela seu culpado, eu fico bem aliviada e feliz pelo resultado.

Outra coisa que eu adoro nos livros da Agatha são seus personagens. O detetive belga Hercule Poirot conquistou meu coração já nas primeiras páginas do primeiro livro que eu li dele. Com certeza, eu gosto muito mais do Poirot e de seus métodos mais pé no chão (e ainda tão misteriosos e fantásticos) do que do famoso inglês Sherlock Holmes. Quando eu li Cai o pano, ai, meu coração se estilhaçou em pequenos pedacinhos... 


Outra personagem que eu gosto muito é a Miss Marple. Ela é uma senhorinha que, xeretando por aí, descobre vários crimes e culpados também. Ela é muito fofa e me dá a esperança de que, quem sabe, um dia eu consiga descobrir um crime por aí também. Geralmente, eu prefiro ler mais os livros do Poirot do que os livros da miss Marple, porém, ela me encanta e é uma ótima pedida se você acabar se irritando com o jeito arrogante e chato do Poirot.

O meu livro favorito continua a ser o primeiro que eu li: E não sobrou nenhum. Esse livro tem um plot twist genial e o final dele é o melhor final de livro que eu já li em meus 21 anos! Recomendo muito a vocês a leitura desse livro e, prometo que logo logo, farei uma resenha detalhada e cheia de amor dele aqui no blog.

Minha coleção consiste em:

  • Cartas na mesa
  • Um crime adormecido
  • O mistério Sittaford
  • A extravagância do morto
  • Os trabalhos de Hércules
  • E não sobrou nenhum
  • Convite para um homicídio
  • Os crimes ABC
  • Cai o pano
  • Poirot investiga
  • Um corpo na biblioteca
  • Morte nas nuvens
  • O caso do Hotel Bertram
Ao todo, por enquanto, eu tenho treze livros da Agatha Christie. E pretendo comprar outros mais, o meu objetivo agora é comprar aqueles boxes especiais que a editora Nova Fronteira está lançando, sabe?


E agora eu gostaria de saber: qual é seu livro favorito da Agatha Christie? Você gosta da autora?

Eu sei que tem muitas pessoas que tem preconceito com o gênero de romance policial. Já ouvi muitos crítico literários dizendo que é subliteratura, feita apenas para vender e que não tem nada (esteticamente e narrativamente) para acrescentar ao leitor. Eu discordo. Esse é um dos meus gêneros preferidos e, acredito sim, que ele é muito relevante para o cenário da literatura mundial. Afinal, ele é a porta de entrada para muitos leitores que, depois de terminarem esses livros, podem querer se aventurar em outros mais complexos, fazendo com que nosso exército de leitores cresça cada vez mais. 

Outro ponto é que os romances policiais são uma ótima forma de se estimular a engenhosidade e o raciocínio lógico. Isso, na fase de formação crítica de uma pessoa, é essencial para que ela possa compreender o mundo afora e depreender dele informações úteis para o seu crescimento. E, também, ajuda na estimulação de algumas áreas cerebrais, o que é muito, muito bom.


Por isso, mes amis, leiam romances policiais e leiam, principalmente, Agatha Christie! E depois voltem para conversar mais comigo sobre todos eles. Beijos açucarados.

Você também pode gostar de

0 comentários