Revisitando Campos do Jordão (SP)

by - setembro 21, 2019


Bonjour, mes amis. Ça va? 

Desde que eu tirei essa foto, já se passaram um pouco mais de dois meses. O tempo escorre por nossas mãos como mercúrio líquido em um termômetro (essa comparação foi muito inusitada, eu sei)! Para mim, parece que o outono foi ontem, o inverno há duas horas e essa viagem, guardada em lugar tão especial do meu coração, parece para mim que foi só há alguns minutos.

Apesar de ter nascido em São Paulo, eu nunca havia visitado Campos do Jordão. Quando os meus pais sugeriram que fôssemos passear por lá em um sábado, eu fiquei muito contente e ansiosa para fazer logo a viagem. No dia em que fomos, estava frio (mas, não geando) e senti que aquele seria o cenário típico para passearmos pela cidade.

Nós fomos de manhã, então a cidade ainda não estava tão cheia quanto esperávamos. Mas, as lojas já estavam abertas e pudemos conferir as delícias e os mimos que se vendem por lá. Se você é chocolotrx como eu, tenho certeza de que o passeio por Campos do Jordão te encantará muito! São tantas as opções de fábricas de chocolate que tem por lá, uma diferente da outra, e todas oferecem amostras para que os visitantes possam experimentar antes de comprar. Confesso que achei o preço deles um pouco salgado, mas temos que considerar que eles são artesanais, então, se você pesquisar bastante, tenho certeza de que encontrará uma opção que caiba em seu bolso.

Campos do Jordão também é a cidade perfeita se você é amante da gastronomia. Em uma das ruas pelas quais nós passamos, tinha mais de dez restaurantes um do lado do outro, vendendo opções deliciosas e quentinhas para combater o frio do inverno. Nós comemos em um hotel, mas fiquei de olho nos cardápios dos restaurantes que tinham naquela rua e fiquei com muita vontade de ter comido por lá também.

A cidade também é famosa por vender roupas e acessórios de inverno e, quando eu fui visitá-la, haviam muitas opções mesmo. Mas, sabe como é, eu sou alguém criada indo para o Brás (maior centro de comércios da capital) e é bem difícil para mim achar que o preço de roupas compensa em outros lugares. Mas, de novo, vale a pena pela experiência de comprar algo por lá, então, já vai preparado para gastar mesmo!

Ah, mas se você quiser apenas visitar a cidade - sem comprar nada - vai, pois Campos do Jordão é extremamente linda! Ela é conhecida como "a Suíça brasileira" e o seu centro possui um clima muito agradável que mistura cidade do interior, aconchego e um toque de luxo. Às vezes, conseguia sentir um cheiro de canela, chocolate e lavanda no ar! Era tão gostosinho.

Nós não nos aventuramos muito pela cidade, pois, como nunca havíamos ido lá, decidimos aproveitar para fazer compras e visitar os pontos turísticos que existem no centro mesmo. Mas, de tudo o que vimos, sugiro que vocês visitem essa avenida dos guarda-chuvas azuis, tirem um tempinho para ouvir os artistas de rua que tocam na praça do centro, visitem o Horto Florestal e caminhem por entre as lindas casas que as pessoas construíram por lá.

E logo na entrada, os visitantes já param os carros em fila para poder fotografar. Foi por lá que eu encontrei as flores rosas que apareceram na foto lá de cima. Em um posto ao lado, fica uma pequena seção turística aonde você pode pegar um mapa da cidade e já ir ticando os lugares que você deseja ir. Mas, na Internet, existem vários sites que dão dicas de passeios por lá. Você pode ver alguns desses roteiros aqui.

Mas, a experiência mais mágica que eu tive quando fui a Campos do Jordão foi poder ver uma plantação de lavandas de pertinho. Elas estavam plantadas em um canteiro no centro da cidade e estavam tão roxinhas quanto possível. Antes, eu tinha tido contato com lavandas só por fotos e por um pouco de flores secas que a fofa da Mel, dona do Twee, tinha me mandado por carta. Poder ver essas flores frescas foi maravilhoso (e elas ainda me renderam fotos lindas que pretendo revelar um dia).

Ficamos na cidade até a noitinha, por volta das 18h, e nesse horário, percebi que os turistas já haviam chegado em maior número. Os restaurantes estavam lotados e muitos deles colocaram mesas para fora e ligaram fios de luz para iluminar os clientes. Parecia que eu estava no meio de um filme de comédia romântica! Foi lindo demais.


Visitar Campos do Jordão foi uma experiência que quero guardar em meu coração pelo resto da vida! Desejo poder voltar lá logo, logo. E você já visitou Campos do Jordão? O que achou de lá? Por favor, deixe nos comentários a sua opinião.

Beijos açucarados.

Você também pode gostar de

1 comentários