Resenha: Your Name - Makoto Shinkai

by - fevereiro 05, 2019

Coleção Your Name 1 A 3
Sucesso de bilheterias nos cinemas, Your Name. conta a história de dois personagens, Taki e Mitsuha, que misteriosamente acordam no lugar um do outro. Essa troca é temporária, mas acaba se tornando frequente. Dali, surge um relacionamento inusitado entre os personagens, que começam a se conhecer por meio de situações e sentimentos novos.
A animação superou as expectativas de lançamento, tornando-se o filme de maior sucesso nos cinemas em 2016 e a quarta maior bilheteria na história do Japão. Além do filme, o autor também lançou a história em versão de novel e a adaptou para o mangá com as ilustrações de Ranmaru Kotone.

Mangá// 180 páginas// Editora JBC// Classificação: 4/5

Primeira resenha de mangá no blog! Mais uma de minhas inúmeras "brunas": a que adora ler mangá desde pequenininha. Foi por influência de uma das minhas melhores amigas que comecei a me interessar por cultura pop japonesa e, desde então, consumo mangá e anime. Minhas preferências são por shoujo mangá e por longas-metragens. Curioso que a primeira resenha de mangá do blog seja de um shounen (classificação dada pela própria JBC), não?

Mas, na verdade, Your Name me conquistou por seu longa. E isso explica um pouquinho do porquê me apaixonei por essa estória logo de primeira... Estava eu zapeando o Netflix quando encontrei esse título e logo me interessei pelo traço de Shinkai. Depois fui saber que ele é um cineasta muito famoso e que produziu obras primas do catálogo japonês! Então, procurei por outros títulos dele e assisti a Cinco Centímetros por Segundo, um filme muito cativante e que nos toca por sua sensibilidade infinita.

Assim como Your Name. Na primeira hora, mais ou menos, o filme (e o primeiro volume e meio dos mangás) tem a carinha de uma comédia romântica clichê. Acho que uma comparação interessante para vocês saberem mais ou menos do que se trata Your Name é  o filme brasileiro Como Se eu Fosse Você. Ok, o filme de Shinkai é muito melhor, sensível e tem tiradas bem menos escrachadas (no sentido negativo) do que o brasileiro. Mas, acredito que a premissa é a mesma: um menino e uma menina trocam de corpo e vivem as experiências constrangedoras e inéditas disso.


Em Your Name, os protagonistas são de cidades diferentes - o menino é de Tóquio e a menina é de uma cidade no interior do Japão - e vivem vidas muito antagônicas. Só que uma coisa interessante que quebra um pouco o clichê é que uma das primeiras frases da protagonista mostra que ela gostaria de ser menino e viver em Tóquio! É justamente com um perfil assim que ela começa a trocar de corpo. Essa troca não é constante. O mangá fala que essa troca ocorre dia sim, dia não, o que permite aos personagens verem os "estragos" que o outro causou enquanto encarnado no corpo dele (deu para entender?).

Como eu disse, Your Name poderia ser apenas uma versão melhorada de Como se eu fosse você se não fossem os acontecimentos da metade do segundo volume e do terceiro inteiro. Um dia, os protagonistas param de trocar de corpo e o menino não consegue mais ter contato com as coisas que a menina havia escrito em seu diário online. Isso o intriga e faz com que ele parta em uma busca por ela e com suas memórias dos dias em que estava encarnado no outro corpo se desfazendo rapidamente. A única coisa que ele consegue fazer é um desenho da cidade da garota e é por ele que o menino se guiará.

No começo, Your Name apenas me divertiu. Eu ria com algumas situações pelas quais os protagonistas passavam, curtia o traço que, como disse, me conquistou e que eu achei lindo e pensava em como eu gostaria de morar na cidade interiorana da menina. Mas, quando tudo se revirou e eu comecei a entender o que havia de fato acontecido... Meu Deus! Eu juro que dei um gritinho de surpresa e alegria pelo rumo que Shinkai decidiu tomar nessa obra. 



Não sei se vocês sabem, mas eu gosto muito do Universo e de seus mistérios. Tudo o que existe no Universo me fascina - os planetas, as estrelas, as vias... E, claro, as teorias. Eu sou aquela pessoa que pode assistir History ou Discovery o dia todo e uma das coisas que mais gosto de assistir são os programas sobre Espaço e Teoria de Multiversos. 

Quando percebi que Shinkai conectou os personagens com as mais doidas teorias de Universo que estão em alta, eu pirei! Your Name nos dá um gostinho de teorias como Universo Paralelo e conexões entre pessoas por laços eternos. Se você gosta desses assuntos, com certeza, vai amar o filme/série de mangás.

Então é isso, gente! Vocês já leram ou assistiram Your Name? Se sim, o que acharam? Deixe nos comentários suas opiniões, porque isso me estimula a continuar com as resenhas e me deixa muito, muito feliz.

Beijos açucarados.

Você também pode gostar de

2 comentários

  1. Amei esse filme um dos melhores que assisti e assim como você sou apaixonada pela cultura japonesa desde criança.
    Você já pensou em assistir animes shoujo (sem ser os filmes) e doramas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Mikaela. Tudo bem?

      Sim, eu gosto muito de assistir a animes shoujo. O meu favorito é Kimi ni Todoke, eu também amo o mangá, mas fico triste por ainda não ter conseguido completar minha coleção. E qual é seu anime favorito?

      Obrigada por visitar meu jardim secreto, flor. Desejo que volte aqui mais vezes, por favor.

      Beijos açucarados

      Excluir