Você sabe o que é uma autopublicação? O termo se refere à publicação de algo feita de forma independente pelo autor dessa coisa. Essa opção era bastante comum principalmente para artistas há alguns anos, mas ela vem ganhando força em muitas outras áreas de atuação atualmente, muito por conta da crise econômica pela qual estamos passando.
Para escritores, a autopublicação se mostra uma alternativa perfeita para o mercado editorial. Já há algum tempo, notícias sobre a crise desse setor vem pipocando pela imprensa e causa tristeza para os apaixonados por livros (como eu) e certo desespero para os autores. Algumas editoras fecharam as portas nos últimos anos, outras preferiram se fundir a editoras com mais força no mercado e duas das maiores livrarias do país - a Livraria Cultura e a Saraiva - pediram recuperação judicial para conseguirem arcar com seus custos.
Mas, além disso tudo, a autopublicação de livros também é uma opção mais "saudável" para os autores. Ela possibilita uma liberdade maior de criação e divulgação da obra pelos escritores e, ainda, ela é mais rentável.
Por tudo isso, eu decidi concluir minha disciplina de Telejornalismo na faculdade fazendo uma matéria sobre autopublicação no setor editorial. E para entender mais sobre o assunto, eu entrevistei duas pessoas que trabalham diretamente com isso. Primeiro, eu entrevistei Daniel Pinsky, diretor geral da Editora Labrador, com sede na capital de São Paulo. A Labrador é uma editora que presta assessoria para escritores independentes, ajudando eles na parte mais técnica da produção de um livro, como escolha de papel e fonte, e também ajuda na parte mais burocrática do processo. Se você quiser saber mais sobre a Editora Labrador (vai que você está prestes a publicar um livro, né?), é só clicar nesse link.
Eu também entrevistei a blogueira Aione Simões. Ela é dona do site e canal Minha Vida Literária e acabou de publicar seu segundo livro, Escrito nas Estrelas, por via de autopublicação. Aione nos dá uma visão diferente do processo de autopublicação que é muito bacana de se ouvir! Ah, e se você quiser saber mais sobre como adquirir o livro da Aione, ele está disponível, em e-book, na Amazon e pode ser comprado por esse link.
Então, vem assistir a minha matéria! Espero que gostem e, também, que deixem nos comentários o que acharam e se já publicaram ou pensaram em publicar um livro de forma independente. Eu já pensei muitas vezes em escrever um livro, mas ainda estou pensando em como organizarei meus pensamentos soltos e fugitivos em cerca de 300 páginas.
Beijos açucarados.