Tag: Você tem esse livro?

by - maio 08, 2019

Vladimir Gusev
Recentemente, eu estava visitando os blogs que sigo e encontrei essa tag muito instigante que a miss Monique, do blog Vivendo Sentimentos, respondeu e compartilhou conosco. Fiquei muito animada em relembrar os livros que tenho para encaixar nas categorias abaixo, então, decidi responder a essa tag aqui em meu cantinho.

Vamos lá?

1. Você tem um livro infantil?

Eu não tenho apenas um livro infantil, mas uma coleção que preenche quase uma prateleira inteira da minha estante. Possuo um objetivo que é ter a maior quantidade de clássicos da literatura infantil e infanto-juvenil. Além de amar ler livros dessa categoria, adoro admirar as ilustrações que acompanham as histórias e, também, quero ter um legado literário para meus filhos e netos. 

Como destaque, coloco Peter Pan, que é um livro do qual não tinha nenhuma expectativa e que se tornou um de meus livros favoritos da vida.

2. Você tem um livro que você não entendeu?

Hehe. Admitir que você não entendeu algo, para mim, é uma das atitudes mais bonitas que alguém pode ter. Isso, porque quando admitimos, podemos aprender mais. Não sei se tem um livro que não tenha entendido, mas a leitura que estou fazendo do meu livro de astrofísica está sendo lenta e cercada de pesquisas no Google. 

Mas, o que estou aprendendo sobre o Universo e seus mistérios é fantástico e não trocaria essa experiência por nada nesse mundo.

3. Você tem um livro baseado em outra história fictícia?

Referências. Hihi. Mas, não, não tenho.

4. Você tem uma série que não finalizou?

Sim, mas algumas não foi por culpa minha. Não finalizei: Starters, Instrumentos Mortais (só não gostei da história mesmo) e o Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares.

5. Você tem um livro esgotado?

Acho que não...

6. Você tem um livro em edição de bolso?

Eu tenho vários livros de bolso! Adoro esse tipo de edição, pois facilita muito a leitura e torna a literatura clássica mais acessível (por preço e disponibilidade) a mais pessoas. O livro que destaco para essa categoria é a minha edição de O Conde de Monte Cristo que é simplesmente gigante! Mesmo para um livro de bolso. E as letras são tão miúdas!

7. Você tem um livro escrito por um autor usando um pseudônimo?

Sim. Inclusive, fiz resenha dele recentemente no blog, que é As Aventuras de Huckleberry Finn de Mark Twain. Sabia que o verdadeiro nome desse cânone da literatura de aventura não é Mark Twain? Ele se chamava Samuel Langhorne Clemens. O pseudônimo de Mark Twain vem de uma expressão usada por marinheiros na época e significa algo como marque duas vezes.

8. Você tem um livro ilustrado?

Sim, muitos. Mas, meu destaque vai para o meu livro favorito da vida que é A Terra do Nunca e o Segredo das Fadas, livro recheado de lindas ilustrações das fadas do universo de J. M. Barrie.

9. Você tem um livro que nunca ouviu falar antes?

Livros desconhecidos são, às vezes, como pedras preciosas. Meu destaque vai para a série As Chaves do Reino, publicada no Brasil pela editora Fundamento. Ela é uma série infanto-juvenil de aventura que conta a história de Arthur, um garoto que é escolhido para recolher as Chaves do Reino dos seus antigos guardiões. Curiosamente, esses guardiões são os dias da semana (segunda à domingo) e representam, para cada dia, um dos Pecados Capitais.

A construção de mundo feita por Garth Nix nessa série é maravilhosa. No começo, a leitura não funcionou tão bem para mim. Mas, aí, dei uma chance e, mes amis, o final dessa série é um dos melhores e mais surpreendentes finais que já li. Valhe muito à pena procurar.

10. Você tem um livro que foi adaptado pela tv?

Instrumentos Mortais, Sherlock Holmes, vários livros da Agatha Christie, alguns de Roald Dahl...

11. Você tem um livro escrito por alguém que é originalmente famoso por outra coisa?

Acredito que não.

12. Você tem um livro autografado?

Ai, sim! Ai, estou muito contente em poder contar essa história de forma natural em meu blog. Tá, então. Quando eu era criança, a gente tinha que ler alguns livros como leitura obrigatória para a escola. Mas, a escola mandava os comprar, eles não disponibilizavam, nem nada. Então, um desses livros foi Os Bigodes do Palhaço, escrito por Wagner Costa. 

Eu estava muito feliz porque seria a minha primeira sessão de autógrafos quando, pá, bem no dia eu fiquei doente e não pude ir! Mas, minha professora pegou meu livro e pediu para ele autografar mesmo assim. E, sabe o que ele escreveu? Algo como "Para a Bruna, que ficou doente e não pode estar aqui..."! Quando vi, fiquei muito feliz.

Ah, e também autografei meu próprio livro. Nessa mesma escola, a gente organizou um livro conjunto com várias redações sobre o nosso bairro (a Vila Ré). Depois que ele foi publicado, teve sessão de autógrafos na quadra da escola e tudo.

13. Você tem um livro de poesia?

Sim. É um livro de Carlos Drummond de Andrade.

14. Você tem um livro com um selo de prêmio?

Um livro que tenha ganhado em alguma premiação? Acredito que não.

15. Você tem um mesmo livro em duas versões?

Haha, sim. Rio, porque mais uma vez falarei de Mark Twain nesse capítulo. Eu tenho As Aventuras de Tom Sawyer em duas versões - uma ilustrada e a outra normal, parecida com a edição de Huck Finn.

16. Você tem um livro de contos?

Sim! Destaco um livro publicado pela Rocco chamado Contos de Terror do Tio Montague. Se você gosta de histórias de terror bem assustadoras, recomendo muito que você o leia. E não se engane pelo selo infanto-juvenil, as histórias são muito tenebrosas.

17. Você tem um livro em outra língua?

Tenho alguns livros em inglês, mas quero muito aumentar essa minha coleção.

18. Você tem um livro que foi transformado em filme?

Ah, são tantos! Mas, destaco todos os livros de Harry Potter. Para mim, as adaptações para o cinema dos livros de JK Rowling foram muito boas e fiéis.

19. Você tem uma HQ?

Sim! Quero falar da minha HQ sobre o Loki que comprei há muito, muito tempo em um evento de Anime Friends. A edição é tão linda. Me faz suspirar, mesmo que o Loki dos quadrinhos da Marvel não seja, nem de longe, tão lindo como o Tom Hiddleston.

20. Você tem um livro escrito por 2 ou mais autores?

Sim! Tenho Oksa Pollock e Minha Lady Jane, ambos escritos por várias escritoras.

Espero que tenha gostado da tag. Adoraria ler suas respostas nos comentários também!

Au revoir.

Você também pode gostar de

2 comentários

  1. Eu adorei a tag e os títulos que você citou, e já publiquei a minha versão aqui :)

    Também sou da Zona Leste, e estou criando um projeto de mestrado para escrever sobre meu bairro também :) Ele fica na subprefeitura de São Mateus.

    Beijo e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Helen! Estou tão contente por encontrar alguém que mora pertinho de mim por aqui! E fiquei muito interessada para saber um pouquinho mais sobre seu projeto... Se quiser me mandar por email (está na caixa de contato), ficaria muito feliz.
      Agradeço pelo comentário, logo lerei suas respostas! Beijos açucarados.

      Excluir