Como ser flor e jardineira em um campo de amor

by - maio 05, 2019


Você já pensou que a gratidão pode se estender às amizades?

Todas as vezes em que penso sobre as amizades que tenho, lembro-me da passagem de O Pequeno Príncipe, quando a raposa diz à ele que somos responsáveis por aquilo que cativamos. Levo esse ensinamento muito a sério e, sempre que posso, tento cultivar minhas rosas com o máximo de atenção e amor. 

Não posso dizer à você se esse exercício é fácil ou não. Acho que depende bastante do quanto você se importa com a pessoa, mas também depende do quanto ela te retorna. Não que precisamos agir esperando um retorno. Isso é injusto e egoísta. Mas, não podemos também gastar energia com quem simplesmente não está a fim da gente mais, pois isso seria envenenar a nós mesmos aos poucos.

Precisamos nos lembrar de que as pessoas mudam com o tempo e, por serem feitas de pessoas, as amizades também. Mas, essa mudança não significa que os laços ficam menos fortes, eles apenas se transformam. Tenho amigas de longa data (mais de 10 anos) e, desde quando nos conhecemos aos sete/onze anos, nossas relações se fortaleceram, amadureceram e mudaram. Mudaram pela ação do tempo e da distância, sim, mas também por conta da ação da fase adulta que bate à porta. E está tudo bem!


Temos um grupo nas redes sociais e, todos os anos desde que o ensino médio nos separou, tentamos nos encontrar ao menos uma vez por ano. Antes era bem mais fácil, porque fazíamos festas de aniversário sempre. Mas, agora, as festas parecem estarem diminuindo continuamente... Enfim, agora usamos o período das férias para marcarmos um encontro na doceria, na casa de alguém ou no shopping. E, quando nos revemos, parece que nunca perdermos o contato (presencial, pois pela Internet conversamos sempre). É tão bom me sentir assim, sabe? Faz com que eu tenha certeza de que estou fazendo um bom trabalho em meu jardim. 

Uma expressão que está muito na moda hoje em dia é "biscoito" (adorarei reler esse capítulo daqui a dez anos). Essa expressão significa que alguém está pedindo por atenção e quer receber elogios. Demorou um tempo para eu descobrir o significado dessa gíria, mas, confesso que quando soube, fiquei chateada por seu uso. Afinal, todos somos seres humanos (mesmo que eu ainda esteja esperando por minha carta de Hogwarts ou por Gandalf bater à porta de casa) e todos nós precisamos nos sentir queridos. Então, por que zoar alguém que mostra estar precisando de atenção ou de um pouco de carinho?

Ser gentil também é fazer com que alguém se sinta bem consigo mesma. É elogiar com sinceridade e demonstrar a ela que você a ama, independentemente de que ela te retorne da mesma forma. Todos nós temos um dia em que estamos com a autoestima baixa, quando apenas uma palavra de carinho bastaria para melhorar qualquer coisa. Ser você a dar essa palavra de carinho para alguém não seria muito especial? 


O cultivo das amizades é um processo que exige muito de nós mesmos, mas o resultado que vem supre todo o esforço que fizemos antes. Ter a certeza de que alguém gosta de você, assim, de graça é renovador. Sim, porque quando nos tornamos amigos de alguém, não sabemos bem os motivos que nos levaram a gostar da pessoa. Simplesmente nos tornamos amigos e nada mais. E não seria muito gratificante mantermos esses laços tão verdadeiros por anos e anos?

Para mim, seria uma das melhores coisas que poderia fazer nessa vida. Um dos meus desejos para o futuro é reunir amigos e família em grandes reuniões como aniversários, Natal, Páscoa, Ano Novo... Ou só convidá-los para jantar e me divertir assistindo a séries de streaming. Estar cercada por pessoas queridas é uma das coisas que mais me deixa contente (e não preciso ser o centro das atenções. Só de saber que elas estão lá se divertindo, já me deixaria nas nuvens) e, espero de todo o coração, que meu futuro seja assim.

Esse capítulo foi para agradecer as minhas amizades. Se você que o leu até aqui é meu amigo, obrigada por se esforçar em também me manter em seu jardim. Obrigada por me ouvir e por aceitar minhas loucuras, minhas cartas e minhas reuniões. Obrigada por me fazer sentir especial e querida. E obrigada por aceitar todas as Brunas que existem em mim.


Esse capítulo foi inspirado nessa ilustração que aparece nas fotinhos acima. Ela foi feita especialmente para o blog por uma de minhas melhores amigas, uma artista fofa que logo logo será a arquiteta mais renomada do país. Infelizmente, não consegui inseri-la no cabeçalho do blog, mas precisava que ela estivesse aqui em algum lugar. E nada mais justo do que em um capítulo de Sunday Love cheio de gratidão por nossa amizade de tantos anos.

É isso. Mandem mensagens fofas para seus amigos agora que ele acabou...

Au revoir.

Você também pode gostar de

4 comentários

  1. adorei esse texto, e penso a mesma coisa sobre a gíria do biscoito, não gosto.
    algumas partes me fizeram pensar em pessoas específicas e conversas que tive esses dias... me ajudou muito!
    amei as fotos e o desenho, adoro desenho de animais e plantas, tenho investido nisso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Helen. Agradeço pela visita, viu?

      Fico contente por minhas palavras terem ajudado você de alguma forma. As amizades são muito preciosas para mim e, de fato, tento as conservar ao máximo.

      Beijos açucarados

      Excluir
  2. Faz tempo que não dou uma passadinha aqui, mas devo dizer que nunca me decepciono com seus textos. Amizades como a sua são valiosas, obrigada por todos os momentos que passamos juntas.

    Obs: nunca vi meu desenho em tantos lugares nessa internet hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Hitomi! Fico tão, mas tão contente quando você deixa seus comentários em meu cantinho. Por favor, faça isso mais vezes, alegrará meus dias, como hoje alegrou.

      Hehehe, estou divulgando seu trabalho, amiga. E eu que agradeço pelos anos de amizade e por todos os momentos bons que passamos juntas. Desejo que eles se multipliquem mais e mais.

      Beijos açucarados.

      Excluir