Revisitando Poços de Caldas

by - abril 30, 2019


Foi durante o mês de dezembro que visitei uma cidade aconchegante de Minas Gerais chamada Poços de Caldas. Durante a semana em que fiquei por lá, gravei muitos pequenos vídeos, pois minha ideia original era compilá-los em um vlog especial de Ano Novo. Mas, depois que voltei de lá, fiquei tão atarefada que fui adiando e adiando a edição daquele material e, então, não aguentei mais esperar. 

Por isso, hoje quero compartilhar com vocês o meu primeiro Ano Novo fora de São Paulo, mesmo que esse capítulo seja simples e bem parecido com todos os outros. Porque eu não aguento mais guardar as lembranças boas dessa viagem apenas em minha memória e, bem, ainda estou tão atarefada quanto no começo do ano, ou seja, o vídeo ainda terá de esperar um pouco para ser concluído... Enquanto isso, compartilho em meu cantinho as fotografias que capturei da natureza linda que havia por lá.

Realizei meu primeiro desejo da Lista de Coisas a Fazer que era ler em uma praça

Como eu disse mais acima, essa viagem para Poços foi a primeira que fiz durante as comemorações de Ano Novo. Durante toda a minha vida, eu passei essa data na casa da minha avó paterna (aonde mora meus tios agora), sempre em São Paulo. Depois de vinte anos, decidimos ir viajar. Poços de Caldas foi o destino escolhido e lá ficamos durante uma semana.

Nós fomos alguns dias antes da Virada, então, deu para aproveitar bastante a cidade. Eu já tinha pesquisado algumas coisas sobre Poços e sabia que era uma cidade do interior, porém, com ares de cidade grande. Mas, quando chegamos lá, minha expectativa não correspondia em nada com a realidade! Poços era bem maior, mais cheia de pessoas e com muito mais prédios do que eu esperava. A avenida principal do centro da cidade é gigante! Com certeza, ela tem muito mais lojas do que várias avenidas de comércio daqui de São Paulo.

Porém, ao mesmo tempo em que Poços fazia eu me sentir quase em casa, ela me transportou para o lugar mágico que todas as vezes busco quando vou para o interior - meu portal que me conecta diretamente com a Natureza. Logo atrás do hotel em que ficamos, havia um parque com várias espécies de plantas e árvores que me deixou muito empolgada para passar o dia. Quando fui visitá-lo, descobri que lá moravam macaquinhos muito espertos, pois sempre apareciam quando surgiam turistas com comidas para eles. Eu mesma fui abordada por vários deles, que pegaram comida da minha mão! Nunca vou esquecer a sensação de suas patinhas segurando forte os meus dedos em busca de equilíbrio...

Nesse parque também tinha uma fonte de água no fim de uma trilha incrível. Na trilha, encontrei essa casinha que me transportou para a Terra Média e quase me fez bater à porta em busca de Bilbo Bolseiro, haha. Mas, além desse parque, Poços de Caldas me reservava várias outras conexões com a natureza.

Também fomos a um lugar que tinha várias cachoeiras e pude sentir os pingos d'água delas em meu rosto. Logo depois, visitamos um lugar que tinha várias pedras gigantes e subi em uma bem alta que me rendeu um ralado no joelho e muitas fotos bem bonitas.

Toc, toc. "É aí que vive o sr. Bilbo Bolseiro?"
Ah, outra coisa que fizemos por lá foi andar de bondinho! Confesso que fiquei bem assustada no começo do passeio, porque fui de frente para o morro que iríamos subir e quanto mais chegávamos perto, mais as árvores batiam na nossa cabine. Parecia que despencaríamos de lá! Mas, no fim, deu tudo certo e, na volta, o passeio foi divertido.

Outra atração bem legal da cidade é a feira de artesanato que tem por lá nos finais de semana. Ela acontece na Praça dos Macacos e reúne barraquinhas de doces caseiros, biscoitos de polvilho e muito artesanato. Por lá comprei um colar de pedra rosa e um par de meias de crochê feitas por uma senhorinha muito fofa. Acho que ela gostou de mim, porque quando fui na barraquinha dela outra vez para comprar meias para minha mãe, ela iniciou um papo longo sobre a vida em Poços e sobre sua casa ser constantemente visitada por macaquinhos. Uma fofa!

No dia do Ano Novo em si, depois de comemorarmos no hotel, fomos dar uma volta na praça que ficava na frente dele. Nunca havia visto tantas pessoas reunidas harmonicamente em um só lugar. Quer dizer, eu moro em São Paulo, mas, por aqui as pessoas tem a bizarra habilidade de ficarem se amontoando violentamente em espaços pequenos. Sério. Pensa assim: se você estiver em uma loja com outras duas pessoas (além dos vendedores), pode ter certeza de que esbarrará nas pessoas a cada minuto que você virar para pegar algum produto. É sério.

A natureza invadindo as casas de Poços de Caldas
O dia 31 e o dia 1º foram muito, muito bons! O hotel em que ficamos fez banquetes deliciosos e, também pela primeira vez em vinte anos, não dormi tão de madrugada. Desejo de coração poder voltar para Poços de Caldas. Ainda deixei por lá muitos livros que poderia ter comprado no sebo que ficava na rua do hotel e isso foi imperdoável.

Au revoir.

Você também pode gostar de

0 comentários