Jane Austen... e uma vitória

by - abril 18, 2019


Bonjour. Acho que esse livro já apareceu em outros capítulos do blog. É que todas as vezes que olho minha estante, meu coração se enche de contentamento por o ter lá, na primeira prateleira e perto do meu vaso de rosas e crisântemos, imponente e cheio de possibilidades literárias. Dá um orgulhinho, sabe, poder ter não só uma coletânea dos livros da Jane Austen. mas a ter em grande estilo. Ai, ai <3

Minha saga pelos romances é complexa. Antigamente, eu era bastante preconceituosa com o gênero e o julgava inferior aos livros de aventura sem nem ao menos dar uma chance a ele. Acho que os únicos livros de romance mais antigos da minha biblioteca particular são os da saga Crepúsculo. 
Na época em que li as desventuras de Bella e Edward, o gênero de romance sobrenatural era muito popular e decidi que leria Crepúsculo para saber qual era o ponto do livro que conquistava tantas pessoas. Confesso (depois de anos) que a série me conquistou. Na verdade, e virei fã e ia a todas as estreias dos filmes no cinema.

Uma história divertida relacionada à série é que eu assisti a Lua Nova duas vezes no cinema. Quando lançou, eu fui assistir como uma boa fã, mas sem saber que a minha escola faria uma excursão ao cinema justamente para assistir a Lua Nova! Eu queria muito ir de novo, por causa mais da companhia das minhas amigas, e meus pais permitiram. O dia da excursão, por si só, foi um barato. O pessoal não parava de gritar na sala de cinema e, depois, os meninos fizeram tanta bagunça pelo shopping que nós fomos expulsos de lá!

Bem, depois de os filmes de Crepúsculo me decepcionarem, nunca mais quis ler romance. Só lia quando o gênero se mesclava a minha habitual aventura ou mesmo aos livros policiais que se tornaram meus queridinhos tempos depois. Foi só por causa de um canal literário do YouTube que comecei a me interessar de novo pelo gênero, principalmente aos romances de época e históricos: o Livros e Fuxicos, da Paola Aleksandra.


O jeito com que ela falava sobre romances, tão empolgada e com olhinhos brilhantes, fez com que eu pensasse: "hm, se ela está contando as histórias de um jeito tão apaixonado, é porque esses livros podem ser bons sim". Decidi aliar minha paixão por História e pela Inglaterra à vontade de dar uma nova chance aos romances, e dei meus primeiros passos pelo gênero pelos romances de época.

Comecei com os primeiros livros da série Os Bridgertons, da Julia Quinn. Sua escrita envolvente e os personagens cativantes que criou foram decisivos para que eu não desistisse dos romances novamente. Eu me apaixonei pela família que ela criou - unida, amorosa e gigante - pois é muito do que desejo para o meu futuro. Os personagens que se agregam a essa família são tão fofos quanto. Infelizmente, não consegui ler a série toda na época, mas agora comprei O Conde Enfeitiçado no sebo e estou muito empolgada para a leitura! Yay!

Após Julia Quinn, decidi voar mais alto pela literatura romântica e atingi a maior escritora do gênero do mundo: Jane Austen. Antes de comprar o livro, aproveitei que o filme de Orgulho e Preconceito estava em cartaz na Netflix há algum tempo e o assisti. Foi amor à primeira vista! Como eu fiquei encantada com a atmosfera, ambiente, relações sociais e moda que o filme nos apresenta! Desejei poder entrar pela tela da minha televisão e passar uma temporada com Elizabeth e sua família no interior da Inglaterra na hora.

Não hesitei em comprar os livros. Depois de Orgulho e Preconceito, me encantei com Razão e Sensibilidade (os dois volumes separados que tenho são desses livros). E, então, passeando por uma feira literária da faculdade, encontrei esse volume especial que a editora Martin Claret fez pela metade do preço original! Comprei-o, evidente.

A edição reúne Emma, A Abadia de Northanger e Mansfield Park. Hoje, estou em um processo de leitura de Emma, personagem que me cativou por sua personalidade forte e por seu jeito de casamenteira da sociedade. Ainda não terminei, mas quando concluir, publicarei aqui o que esse livro me despertou.

Uma espiadinha a mais...



As flores que aparecem nessa sessão de fotos são as mesmas que eu citei acima, as que ficam no vaso ao lado do livro. Conexões, referências...

Você pode adquirir esse volume de Jane Austen por esse link.

E você gosta das obras de Jane Austen? E do gênero de romance?

Adorarei ler seus comentários. Au revoir.

Você também pode gostar de

2 comentários

  1. Interessante, o memsmo aconteceu comigo mas em relação aos clássicos, na primeira vez que li, senti que eu pertencia aquele tipo de leitura, como se era o que faltava na minha vida. A Abadia de Northanger é o que eu mais gosto e foi o livro que mais me divertiu da jane austen. Emma é bem interessante também, espero que aprecie o livro e boa leitura, cherie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Cici! Ça va?

      Estou aguardando ansiosa pela leitura de A Abadia de Northanger desde que soube que a protagonista era bastante imaginativa por conta da leitura. Espero que goste do livro tanto quanto você!

      Agradeço pela visita ao meu cantinho, estou muito contente por a ver por aqui. Volte sempre, viu?

      Beijos açucarados.

      Excluir