De cinco em cinco (ou canções que marcaram época)

by - julho 02, 2021

 

Voltei com uma tag, pois as tags estão salvando a minha crise de bloqueio criativo nos últimos tempos. Tags são legais de serem respondidas em dias tristes também... Mas, vamos a tag. Ela foi criada pela Liz e achei a proposta tão interessante que logo abri a minha janelinha do Blogger para a responder: ela consiste em separar músicas marcantes da nossa vida a cada cinco anos, começando lá quando nós éramos pequeninas, até os dias de hoje (aos meus vinte e três anos). Vou tentar lembrar de todas! Então, bora lá? -----------  0 - 5 anos

     Dessa época, eu lembro de três grupos que me faziam dançar e colocar o CD para repetir a manhã inteira na sala: Rouge, Furacão 2000 e Falamansa. Sim, o meu gosto era bastante peculiar e bem brasileirinho. Pergunto-me quando as músicas estadunidenses surgiram na minha vida... hihi. Eu entendia o que as letras do Furacão 2000 diziam? Claro que não! Mas, eu adorava a dancinha do "vou passar cerol na mão, vou sim, vou sim" e a repetia na sala de casa sem nenhum julgamento. E aguardava pelo dia em que encontraria o meu amor na janela, assim como a música dos meninos do Falamansa prometia.  6 - 11 anos

  Ah, essa foi a época em que comecei a ouvir músicas estrangeiras... E também foi a época em que eu era a fã maluca de High School Musical na minha sala de aula! Confesso que esse período foi recheado de amores musicais e descobertas: ao mesmo tempo que ouvia Rihanna e Usher no rádio do carro, começava a pesquisar mais músicas do Green Day. Como eu fazia isso em uma época de internet discada que eu podia acessar só aos finais de semana, e ainda o YouTube funcionava à manivela mesmo assim? Não sei... Mistérios da persistência infantil que não me lembrarei jamais...  12 - 17 anos

   Ok, se, aos 11 anos, eu estava me descobrindo musicalmente; ao longo dos cinco anos da minha adolescência, eu tinha a plena certeza de que o meu gosto musical não mudaria mais. Eu estava muito enganada, porém, só a minha juventude na pandemia me mostraria isso... Por enquanto, atentemo-nos ao que a Bruna adolescente gostava de ouvir. Foi a época em que eu pesquisava no Vagalume por bandas indie que encorpasse a minha paixão por Arctic Monkeys. Então, eu descobri Foster the People e The Lumineers. Foi a época em que eu fixei o meu primeiro ídolo musical, que eu tenho até hoje no meu coração, o Mika... E me achava diferentona por gostar de Alexander Rybak, um cantor norueguês supimpa, diga-se de passagem. Eu comecei a coletar as minhas preciosidades vintage como The Smiths, Elton John, Guns and Roses, David Bowie... E ouvia escondida ao boom do Luan Santana e do Restart no Brasil. Se você perguntasse à Bruna dessa época o que ela achava de Justin Bieber e One Direction, ela te fuzilaria com o olhar... Mas, se você perguntar a Bruna de hoje, ela os tem na playlist sem ressalvas, hahaha.   18 - 23 anos

   Oh, oh, os meus anos dourados da música... Nunca soube tanto sobre ela e tive a playlist expandida para tantos gêneros diferentes como a minha fase jovem-adulta. De verdade, hoje em dia, eu pesquiso sobre prêmios de música, assisto aos festivais, acompanho os rankings de streaming... Estou me sentindo toda sabichona, hihi. Hm, sobre o que ouço atualmente, diria que é um pouco de tudo: sim, estou tendo a minha fase de army doida pelo BTS, porém, consigo visualizar os outros artistas também. Aurora, Harry Styles, IU, Maneskin, Jannabi, Jão... São esses os artistas que compõem a minha playlist de 2021.  --------  Acho que é isso, mes amis. Fiquei muito feliz de fazer essa viagem musical por mim mesma, então, adoraria saber a viagem de vocês também. Fiquem à vontade para comentar quais são as suas músicas preferidas atualmente! E, muito obrigada, Liz, pela tag tão especial que aqueceu um pouquinho o meu dia nublado :) Beijos açucarados e au revoir.

Você também pode gostar de

0 comentários