Músicas felizes para dias cinzentos

by - março 23, 2019



Dias de chuva pedem músicas contentes, não é mesmo? Afinal, precisamos de uma fonte de luz nesses dias, algo que nos deixe animados para que vejamos além do cinza do céu e nos faça ser gratos pelas gotas de água tamborilando em nossas janelas.

Por isso, quis fazer um capítulo em que compartilho as canções que, logo em seus primeiros acordes, ilumina meu espírito e renova minhas energias para o dia que chegou. São músicas que não seguem bem um padrão, mas todas me são muito queridas… Será que você conhece alguma delas?


Come on Eileen, Dexys Midnight Runner - Eu conheci essa música pelo filme “As Vantagens de Ser Invisível”. Ela aparece em uma cena icônica, em que os personagens principais dançam juntos em um baile sem se preocuparem com mais ninguém. Na hora em que vi essa cena, tive vontade de que minha televisão fosse igual a do Willy Wonka: eu simplesmente entraria nela e faria parte daquele momento de alegria contagiante!


Dear Hearts and Gentle People, Bob Crosby and the Bobcats - Uma das coisas que me diferenciam da maioria das pessoas da minha idade é que eu adoro as músicas feitas entre os anos 1920 e 1950. E, essa canção é uma das minhas favoritas. Isso por conta da letra: o eu-lírico faz uma ode à cidade em que mora, destacando o quanto as pessoas que vivem lá são gentis e tem bom coração. E o quanto ele é grato por viver entre elas. A música se torna, então, uma janela para que observemos as pessoas ao nosso redor e busquemos formas de nos relacionarmos bem com elas.


Grace Kelly, Mika - Essa foi uma das primeiras músicas que ouvi do Mika. Depois dela, eu tive certeza de que ele se tornaria meu cantor favorito! Afinal, a música é muito dançante, tem uma letra engraçada (cômico-trágica, eu diria) e o clipe original é bem legal de assistir. Se você gostar da música, sugiro que procure a versão dela em orquestra, que o Mika fez para um DVD especial: todos os acordes de instrumentos tão diferentes entre si, dão a ela um tom exótico muito mais gostoso de ouvir.

Last Friday Night, Katy Perry - Sim, eu também gosto de pop clássico! Eu lembro de quando a Katy lançou o clipe dessa música, eu era pré-adolescente e, na época, a MTV tinha um programa de clipes apresentado pela MariMoon e pela Titi. Eu adorava assistir a esse programa! E, não sei o motivo, mas eu logo associava o clipe de Perry com o programa. Acho que as paletas de cores eram parecidas, então, não conseguia desassociá-los. Enfim, essa é a música da KP mais animada para mim até agora e, toda vez que a ouço, torço logo para ser sexta-feira!


Crocodile Rock, Elton John - Ela está na minha lista apenas por influência da minha mãe. Ela adora Elton John e, desde pequena, eu ouço às músicas dele. Minha música favorita é “Rocket Man”, mas, acho que ”Crocodile Rock” combina mais com o post. Ela tem um ritmo eletrizante e eufórico, que nos faz querer dançar na hora.


Coisa Linda, Tiago Iorc - Não poderia não ter uma música brasileira em um capítulo de músicas para cima. Para mim, animação é igual a ritmos tipicamente brasileiros como samba e pagode. Eu ouço muito músicas nesse estilo, também por proximidade dos meus pais, e acabei gostando bastante delas. Mas, nesse capítulo, quis trazer uma música tão graciosa quanto a de Bob Crosby - “Coisa Linda” é uma carta de amor transformada em canção. Uma daquelas cartas que, na verdade, são bilhetinhos deixados diariamente para manter o amor, sabe? Com certeza, ela te animará e fará você suspirar até o fim.

E quais são suas músicas perfeitas para deixar o dia mais feliz? 

6 on 6 + Bônus!

Resultado de imagem para horrible histories tumblr

Outra coisa que adoro ouvir nesses momentos são as canções de Horrible Histories. Ela é uma série do canal infantil da BBC, rede de televisão do Reino Unido, que apresenta de um jeito divertido vários momentos, anedotas e curiosidades da História.

A cada episódio, no final, era apresentado uma música. Elas geralmente eram paródias de músicas ou cantores famosos, mas com letras completamente diferentes, pois falavam sobre… História, claro! Minha canção favorita deles é “Literally”, em que eles fazer um hard rock sobre as invasões vikings na Inglaterra. 

Literally:


Mas, com certeza, as músicas mais legais para ficar feliz - de tanto rir - é “Roman Evil Emperors” (sobre os imperadores romanos mais malvados e malucos), “Charles II” (sobre o rei inglês que trouxe as festas de volta para a população) e “Shooby Dooby Dooby Shakespeare” (o próprio Shakespeare explica a origem de suas frases mais famosas!). 

Roman Evil Emperors:


Charles II:


Shooby dooby dooby Shakespeare:




Vale muito a pena dar uma chance para eles também! O trabalho de pesquisa e de transformar um assunto que, para muitos, é maçante, em um show de comédia tipicamente britânico (algumas piadas são tão sutis e acertam o público adjacentes, os pais, no alvo) é primoroso e merece ser conhecido por muitas pessoas mais.

Acho que é isso… Por hoje, é só. Au revoir. 

Você também pode gostar de

4 comentários

  1. Olá Bruna!

    Aah, não acredito que o Mika também é seu cantor favorito, nunca encontrei ninguém que gostasse dele assim também, eu amo demais ele, sério! hahahah <3 Suas canções sempre me deixam mais para cima e são tão originais, adoro a versão de orquestra que ele fez, mas prefiro escutar as originais ainda mais.
    Quando era mais nova, adorava dançar Grace Kelly pelo meu quarto, tentando alcançar os agudos que ele fazia no refrão, era cômico e hoje penso nos meus vizinhos ouvindo uma gralha o dia inteiro... "Billy Brown" é minha canção favorita dele, sem dúvida, e a sua, qual é?

    Abraços e bom fim de semana pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Bia.

      E, ai meu Deus, ai meu Deus, ai meu Deus!!! Eu também nunca conheci ninguém que amasse Mika tanto quanto eu! Você vai no show dele no Lolla? Se sim, nós precisamos marcar de nos conhecermos, flor do campo!

      Eu amo Billy Brown, fiz até um trabalho de faculdade baseado nessa música. Mas, minha favorita, agora, é Sanremo do álbum novo, haha. Precisamos muito conversar sobre essa paixão com mais detalhes um dia, miss Bia. Por favor!

      Beijos açucarados

      Excluir
  2. Adorei, conhecia apenas as músicas da Katy, Elton e Tiago Iorc que são incríveis, e acabei relembrando da sua outra postagem sobre o Horrible Histories e as músicas, são ótimas mesmo :)
    Post perfeito miss Bruna :D

    Beijos doces ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Jenny!

      Ah, que felicidade, você lembrou do meu antigo capítulo sobre HH. Eu adoro Katy, Elton e Iorc, mas, falar de HH sempre me deixará radiante.

      Beijos açucarados

      Excluir