Sunday Love: Livros que ensinam

by - março 16, 2019


Os livros são parte do meu organismo. Não existe Bruna Diseró para nenhuma pessoa no mundo que não esteja com um livro na mão ou preparada para falar de um recém lido. Os livros são tão importantes na minha vida, porque eles me inspiram o tempo todo (tá, também porque eles me fazem companhia em muitas vezes).

Os livros precisam inspirar. Não digo com isso que você não possa ler por diversão apenas. Mas, ao final da leitura, se você não estiver inspirado - e a inspiração pode assumir diversas formas - sua leitura não valeu à pena. Foi um uso inadequado do seu tempo, simples assim. A culpa não é sua e, confesso, às vezes, não é nem mesmo do escritor. Só quero dizer que leia, não mecanicamente, mas com sentimentos: se o livro não te impactou de alguma forma, doe-o para alguém. Outra coisa que sempre repito é que todos os livros merecem ser lidos, e todos eles serão os livros de cabeceira de alguém.

Livros que inspiram..:


Extraordinário, R. J. Palacio - Eu fiquei tão contente quando esse livro se popularizou. A mensagem de empatia dele é muito necessária nos dias de hoje e ele mereceu toda a repercussão e a adaptação para o cinema também. Esse livro me ensinou a ser mais solidária com as pessoas, mas do jeito certo para elas e não para mim. A empatia é um dos sentimentos que mais me guiam e o livro me ensinou o verdadeiro significado do conceito.

Pollyanna, Eleanor H. Porter - Um clássico, mas um clássico que esquenta nossos corações a cada página e que, por isso, merece ser relido anualmente. Acho que já disse aqui, mais de uma vez, que esse livro moldou a Bruna que sou hoje. Ser mais positiva e buscar transformar as pessoas nesse aspecto são ações que busco realizar todos os dias. Sou grata ao livro por isso.

O ladrão de raios, Rick Riordan - Esse foi o livro que me ensinou a ser fã. Isso mesmo, que me ensinou a ser fã! Nunca antes tinha me dedicado tanto a aprender mais sobre um assunto, a pesquisar pessoas que compartilhavam desse amor comigo, a procurar objetos colecionáveis… Todos devemos sentir essa euforia um dia.

E não sobrou nenhum, Agatha Christie - Ler Christie é sentir-se aprendendo a todo instante. Esse foi o primeiro livro que li da escritora britânica, conhecida como a Rainha do Crime, e, desde então, montei uma pequena coleção particular no meu quarto só com obras dela. Esse livro me ensinou o raciocínio e, também, que um livro pode surpreender, mesmo quando tudo parecia perdido.

O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupèry - No blog, tem um capítulo inteiro sobre esse livro. E é sobre dar uma segunda chance a coisas que, aparentemente, estavam sólidas em minha mente na categoria de não aprovadas. Ele também me ensinou que o essencial é invisível aos olhos. Me ensinou que rosas crescem em condições de oxigênio nulo e, também, que um chapéu é na verdade uma cobra que engoliu um elefante. Me ensinou a conservar sempre minha criança interior, porque ela é importante. E, ela é, de fato.

... fotos que encantam:


Vocês já leram algum desses livros?

Deixem nos comentários quais que vocês já leram e me deixem outras dicas também! Au revoir.

Você também pode gostar de

2 comentários

  1. São livros encantadores e eu adorei cada um, Agatha é sem palavras, apesar de eu ter demorado para ler esse dela, amei cada pedaço e o fato de não tem nem ideia do assassino tornou tudo ainda mais interessante.
    E Extraordinário, O pequeno Principe e Pollyana sem palavras para explicar a magia da leitura né?! Ah, eu amo.

    Beijos doces ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Jenny.

      Ninguém pode explicar a magia que Extraordinário tem e que causou nas pessoas que o leram. Fico tão contente em saber que ele se tornou um, best-seller, pois, de fato, todos nós deveríamos o ler e reler várias vezes na vida. E, Agatha?

      Bom, só tenho que dizer que ela é maravilhosa e ponto.

      Beijos açucarados

      Excluir