Ascenda a luz: livros que assustam

by - outubro 04, 2019

Giphy
Bonjour, mes amis. Ça va?

Para inaugurar o "mês do terror" aqui no La Petite Souris, eu quero compartilhar com vocês a minha pequena coleção de livros de terror infanto-juvenis. Houve uma época em minha jornada literária que eu gostava muito de ler livros de terror e foi durante esse período que eu comprei a maior parte dos livros que vocês verão abaixo.


Outro ponto que fez com que eu os comprasse foi o preço: eles são muito baratinhos! A média de preço é de R$ 10 e eles podem ser encontrados, facilmente, naqueles estandes-livrarias que ficam nos corredores dos shoppings, sabe? Dá para comprá-los nas livrarias também, acredito que ficam na seção infanto-juvenil, mas é só perguntar para os vendedores que eles te indicarão os livros disponíveis.

Todas as histórias abaixo me fizeram sentir medo, às vezes mais, às vezes menos, porém elas conseguiram me impactar de alguma maneira. A leitura deles é bem fluída e, logo, você acaba com a história. Parece que você está assistindo àquelas séries adolescentes de terror ou que você está no meio de uma roda de conversa em um acampamento. Ou seja, depois de ler esses livros, tudo o que você mais irá querer fazer é compartilhar as histórias com outra pessoa.


Dica: prepare todo um ambiente bem assustador, para que o impacto seja ainda maior. Deixe a luz bem baixa (opte por lâmpadas amarelas). Coloque uma trilha de floresta ao fundo (com corujas piando) e arrume os lugares com almofadas fofas no chão. Conte a história com uma lanterna iluminando seu rosto parcialmente, de uma forma pausada, lenta, mas nunca perca a atenção do seu público. Quando chegar ao clímax, sussurre algumas passagens e grite quando algo assustador acontecer. E não esqueça: teste sua audiência para encontrar as melhores formas de prender a atenção dela.

Agora vamos à minha coleção! Ela é bem pequena, mas pretendo comprar mais livros logo logo, assim que eu puder ir a uma Bienal do Livro (quem sabe a do ano que vem, aqui em São Paulo?). Vamos lá?


  • O Espantalho
  • Assassinato Sem Pistas
  • Bilhete do Além
  • A Fuga de Edgar
  • O Segredo dos Vizinhos
  • Cadeira de Balanço
  • O Carrasco
  • Armário 13
  • Clube do Terror
  • Escola do Terror
  • O Escritor Fantasma
Ao todo são onze livros! O primeiro que eu comprei foi O Escritor Fantasma na primeira Bienal do Livro que eu fui. Lembro que gostei muito da leitura e foi muito por causa dela que comecei a comprar outros livros semelhantes. Porém, engraçado, esse é um dos livros que, justamente, não me deixaram com medo haha.

Aqueles que mais me assustaram foram Clube do Terror, Escola do Terror e O Segredo dos Vizinhos. São histórias que poderiam fazer parte de qualquer episódio de uma série de terror da Netflix. Espero muito que um dia alguém as transforme em produto audiovisual, porque a narrativa de imagens que elas possuem é incrível!


E você, já leu alguma dessas histórias? O que achou? Conte para mim nos comentários, por favor.

Beijos açucarados de doce de abóbora.

Você também pode gostar de

0 comentários