Resenha: O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e outras histórias, Tim Burton

by - outubro 26, 2019


Das incríveis animações em stop motion – como O estranho mundo de Jack e A noiva cadáver – aos modernos e excêntricos contos de fada Edward Mãos de Tesoura e Peixe grande, o cineasta Tim Burton tornou-se conhecido por sua linguagem visual única, que equilibra perspicácia e humor ácido.O livro O triste fim do pequeno Menino Ostra, publicado pelo selo Girafinha, com poemas do autor e ilustrações de próprio punho, mostra de forma livre e intensa seu imaginário. É como se ele condensasse a essência de Tim Burton que, na complexidade de um filme de grande orçamento hollywoodiano, se revela de forma mais escamoteada.Nessa obra, em que as ilustrações evocam a doçura e a tragédia da vida, Burton apresenta uma galeria de personagens infantis muito peculiares. Incompreendidos e desajustados, eles lutam para encontrar amor e aceitação em um mundo cruel. São desesperançosos e infelizes heróis que nos lembram o lado negro que há em todos nós.Tim Burton é diretor dos filmes Batman – o retorno, a nova versão de A fantástica fábrica de chocolate e Alice no País das Maravilhas, entre outros.

Fantasia // 128 páginas // Girafinha // Classificação: 5/5


Se tem um diretor de cinema do qual eu sou muito fã, esse diretor é o Tim Burton. Infelizmente para mim, que adoro começar os capítulos do blog contando uma historinha pessoal, eu não lembro qual foi o primeiro filme de Burton que eu assisti e nem quando foi isso. A única história que posso contar sobre a minha relação com sua filmografia é a de que eu já tive uma Fanpage no Facebook dedicada a ela! Eu compartilhava ilustrações e pequenos textos sobre seus filmes. Até que ela fez sucesso, viu? Mas, aí, eu fiquei muito atarefada na escola e decidi parar... Ai, ai... Mas, que dá saudade, dá!

Hoje, eu digo com orgulho que já assisti a quase todos os filmes dele. Para vocês terem uma ideia do quanto eu realmente sou fã de seu trabalho, saibam que eu fui comemorar o meu aniversário de dezesseis aninhos na exposição do Tim Burton que teve aqui no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo. Foi uma das melhores experiências de toda a minha vida, eu sou tão grata por ter tido a oportunidade de ver de pertinho seus esboços inicias, as storyboards, bonecos usados nos filmes de stop motion de verdade! Que saudades que eu tenho daquele dia também, haha.

Consegui comprar esses marcadores de página lindinhos lá na exposição do MIS. Foi um dos meus presentes de aniversário daquele ano
Claro que eu não poderia deixar passar o mês de Halloween do blog sem resenhar O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e outras histórias. Esse é o livro que junta vários poemas de Burton e, ainda melhor, várias de suas ilustrações que possuem o traço clássico que aparece em seus filmes. Muitos dos poemas que fazem parte dessa coletânea foram fonte de inspiração para curtas-metragens, enquanto outros são personagens que já vimos em suas animações, o que dá um quentinho no coração de todos os fãs do trabalho de Burton e faz com que a gente queira deixar o livro aberto na estante de tão lindas que as ilustrações internas são.

É incrível como alguém pode ter uma personalidade tão singular e única quanto Tim Burton. Ele conseguiu passar sua personalidade até mesmo para as palavras! Os poemas que ele escreve no livro são bem curtinhos, porém, tão esquisitos e macabros quanto seus filmes. 

As palavras se conectam organicamente com as ilustrações, criando mais do que poemas, e sim, pedaços sensíveis de histórias em quadrinho. Alguns, são quadros únicos, impactantes e sarcásticos, que dissolvem o leitor em ácido puro. Outros, são composições de pequenos quadrinhos, que criam expectativas no leitor que, às vezes, são cumpridas de uma forma muito mais horripilante do que o imaginado.

Os meus poemas favoritos são: Garota Vodu; A menina dos olhos fitos; O Natal especial do Menino Mancha; O Menino Robô e O Menino Múmia. Todos eles são poemas estranhos, no sentido mais literal da palavra, que, por vezes, não fazem sentido, mas que possuem uma inegável beleza dentro do caos e do macabro. 
E quem já não se sentiu assim assistindo a um filme do Tim Burton? Ainda não entendo como ele conseguiu trabalhar em parceria com a Disney, pois, justamente, ele é quase uma antítese desse estúdio. Burton nos mostra que o diferente não é errado, não é feio, não é para ser alvo de chacotas e exclusão. O diferente é lindo e merece ser respeitado. Burton também nos mostra que a morte não é o fim e nem precisa ser vista com tristeza e medo. Assim como tudo o que nos acontece, ela faz parte do ciclo da vida e é tão bela quanto a própria.

E é isso que o livro nos oferece também: pequenas amostras de bizarrice cômico-trágicas e fofas em seu universo particular. É a alma de Burton subdividida em poemas, ilustrações e uma edição muito bem trabalhada pela editora Girafinha.

Ilustração do "menino Ostra"
E você, já leu O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e outras histórias? O que achou da leitura? Deixe aí nos comentários a sua opinião, por favor. Adorarei lê-la mais tarde.

Au revoir.

Você também pode gostar de

1 comentários