Tag: Livros ou travessuras?

by - outubro 11, 2019

Giphy
Bonjour, mes amis. Ça va?

Eu estava relembrando alguns dos blogs que eu costumava ler antigamente e decidi visitar, de novo, o blog de uma amiga querida que está desativado (ou será em aberto? Meu sonho!) desde 2017: o Blog da Carla Vieira.

Eu gostava muito de ler os textos que ela publicava por lá, principalmente aqueles motivacionais, pois ela traz esse assunto de uma forma tão delicada e forte ao mesmo tempo, sendo que todos eles me impactavam positivamente de alguma forma. Fiquei com saudades e com uma sensação nostálgica gostosa... Espero, de coração, que um dia ela volte a escrever com frequência para que eu possa me inspirar em suas palavras cada vez mais.

Vocês tem essa mesma sensação com algum blog? A sensação de que ele precisava existir para todo o sempre, pois seu conteúdo é incrivilmente fantástico? Comentem aqui embaixo, por favor! Adoraria receber dicas de outros blogs para encher o meu feed, haha.


Enfim, foi durante esse tempinho que passei relendo alguns de seus textos que eu me deparei com essa tag de Halloween, ou Dia das Bruxas, que senti ser ideal para o Projeto Terror que eu venho desenvolvendo esse ano no blog. O objetivo é associar os personagens folclóricos do terror aos livros que temos na estante. Vamos lá?


Livro Drácula: Os vampiros são caracterizados por sugar o sangue alheio, cite aquele livro que sugou todas as suas forças, deixando você sem ar.

Para essa pergunta, eu escolhi As Aventuras de Huckleberry Finn (que, inclusive, já resenhei no blog). Esse foi um dos livros mais difíceis de digerir que eu já li. Somando-se o fato de que eu esperava dele apenas uma boa história de aventura, ou seja, as minhas expectativas foram frustradas, o livro tirou de mim mais do que eu poderia ter imaginado. O problema grave do racismo é colocado à tona por Mark Twain de um jeito escancarado, cruel e banal ao mesmo tempo, mas que deixa os leitores mais conscientes com nó no estômago. Eu gostei muito da leitura, mas, ao final, sentia-me completamente exaurida por tantas energias ruins (propositais) que o autor colocou na fala das personagens.

Livro Fantasma: É de consenso geral que os fantasmas existem nas histórias de terror para assustar e assombrar a todos. Comente sobre aquele livro que te assombrou durante muito tempo.

Eu não costumo ler muitos livros de terror, então, tenho poucas histórias de livros assustadores para contar. Mas, lembro que Contos de Terror do Tio Montague me deixou com um pouquinho de medo depois que eu o li. Apesar de ser vendido pelo selo infanto-juvenil da editora Rocco, o livro tem histórias que deixariam qualquer adulto com os cabelos em pé! Aliás, é um ótimo livro para se levar em viagens com os amigos, pois as histórias que você contará dele serão a sensação do encontro, garanto!

Livro Lobisomem: Tal qual a licantropia que passa de mordida por mordida, cite um livro que você gostou tanto que indicou a várias pessoas.

Hoje eu vou sair da minha resposta habitual e indicarei outro livro que me marcou muito: Fique onde está e então corra. Esse livro conta a história de um menino que, durante a Primeira Guerra Mundial, ouve que seu pai (ex-combatente) está em um hospital de recuperação e decide tirá-lo de lá, sozinho. O livro é muito sensível e tem partes tão emocionantes que me fizeram chorar! E, olha que eu não costumo chorar nem lendo livros e nem assistindo a filmes! Além disso, o cenário histórico que o livro apresenta, para quem gosta do assunto como eu, é muito interessante, contando até mesmo com uma playlist com músicas da época que é muito gostosa de ouvir. Super recomendo!

Livro Bruxa: Bruxas são famosas por jogarem feitiços e maldições nas pessoas. Portanto, conte-nos qual livro que te enfeitiçou, pode ser tanto de forma positiva quanto negativa.

Eu escolherei um livro que me enfeitiçou positivamente, e bota positivo nisso: Pollyanna. Eu já o li três vezes e, em todas elas, a leitura foi diferente. Esse livro me ensinou a ser mais grata e a enxergar o lado bom da vida e das pessoas que me cercam. Além disso, ele foi muito importante para eu me reestruturar na pior fase da minha vida e eu sempre serei grata a ele por isso. Pollyanna me enfeitiçou com seu olhar encantador e positivo para a vida inteira.

Livro Frankenstein: Infelizmente, o Frankenstein é aquele personagem que as pessoas julgam pela sua aparência aterrorizadora. Em sua homenagem, comente aquele livro que a princípio você julgou mal pela capa, mas ao ler você acabou gostando da história.

Muitos dos livros de escola que eu tenho aconteceram isso. Porém, acho que o caso mais marcante para mim foi com Cyrano de Bergerac. Esse era um livro que, a princípio, eu não queria ler, pois o título e a cor da capa do livro não me agradaram  em nada. Mas, aí, eu dei uma chance e, quando eu vi, fui convidada para fazer o roteiro da peça de teatro da escola baseado nesse livro! Eu fiquei tão orgulhosa com o resultado! Os pais foram assistir e eu também fui a narradora, ou seja, orgulho em dose dupla, haha.

Livro Zumbi:  O Zombie é aquele personagem clássico que não dorme. Qual foi o livro que te fez ficar acordada a noite toda sem conseguir parar de ler?

São tantas as opções que eu viviii! Mas, para trazer livros diferentes para o blog, eu destacarei uma trilogia que me fez revirar noites e virar fã logo nas primeiras páginas: a trilogia Legend. O mundo distópico apresentado pela autora me envolveu de um jeito que, sempre que eu parava de ler, demorava alguns segundos para assimilar qual era a realidade na qual estava vivendo.

Livro Gato Preto: Essa é aquela lenda que você não sabe se acredita ou não e acaba ficando confuso. Sendo assim, fale daquele livro que te deixou confuso, sem saber muito bem como reagir a ele.

Ele está de volta. O livro traz Hitler aos tempos atuais, porque ele ficou dormindo durante todo o período pós-Segunda Guerra Mundial e, de repente, acorda em uma Alemanha muito diferente da que ele havia deixado para trás. Esse livro me deixou muito confusa no momento em que eu o lia, pois ele é muito engraçado, e eu não sabia se poderia rir das coisas que ele trazia. E também não sabia se poderia simpatizar com Hitler da forma que o autor quer que a gente simpatize. Eu me senti muito culpada em vários momentos da leitura.

Livro Fogueira: : A fogueira foi a causa das mortes injustas de muitas “bruxas”, assim como um símbolo presente em várias narrativas de horror. Conte sobre aquele livro que acendeu uma chama interior e te deixou pegando fogo de tanta raiva.

Nossa... Dias Perfeitos foi um livro que me deixou com muita raiva, principalmente no final. Mas, a leitura dele é excepcional e recomendo a todos.

Livro Cavaleiro Sem Cabeça: Diz a lenda que o Cavaleiro que assombrava Sleepy Hollow perdeu a cabeça durante a Guerra da Independência dos EUA. Porém aqui o que faz perder qualquer parte do corpo são os livros, por isso, conte-nos sobre aquele livro que te fez perder a cabeça, ou seja, a compostura.

Emma, acredito que seja o melhor exemplo. Foram muitas, mas muitas mesmo, as vezes em que fiquei brava com a protagonista desse livro. Ao mesmo tempo em que me simpatizava com ela, vendo-me em suas atitudes, não aguentei uma personagem tão indecisa e tão alheia às coisas que a rodeavam tão de perto. Sinceramente, Emma. Se toca!

Livro Cemitério: O cemitério é um cenário clássico do Halloween e das narrativas de terror, ele é considerado um lugar terrivelmente calmo e silencioso, reservado para o sepultamento dos mortos. Para caracterizar o cemitério, cite aquele livro que você enterrou na sua estante, não terminou de ler ou nem mesmo começou, seja por ter esquecido ou por ter desanimado com a história.

O Fantasma de Stálin. Eu comprei esse livro por impulso, apenas porque tinha gostado do nome e do fato de ele ser um thriller policial. Mas, não gostei da história e não tenho desejo nenhum de tentar de novo. É um livro que ficará enterrado na minha estante para sempre.


É isso, pessoal. Espero que tenham gostado da tag. Beijos açucarados de doce de abóbora e au revoir.

Você também pode gostar de

0 comentários