Resenha: A volta de Mary Poppins, P. L. Travors

by - março 09, 2020


Se você já leu Mary Poppins, não pode perder A volta de Mary Poppins! Se não leu nenhum dos dois, está esperando o que para começar essa viagem em dose dupla? 
Mary Poppins está de volta à família Banks – e com ela por perto a rotina se transforma em aventura! Uma babá na gaiola, o segredo dos bebês, as reviravoltas da segunda segunda-feira do mês, a noite de folga... Aproveite bem essa viagem mágica e misteriosa, antes que a corrente se quebre. 
Publicado em 1935, A volta de Mary Poppins é um clássico para crianças e adultos. Essa linda edição traz o texto integral em bem-cuidada tradução, uma ótima apresentação e todas as ilustrações originais de Mary Shepard! E ainda cronologia de vida e obra de P.L. Travers. A edição impressa apresenta capa dura e acabamento de luxo.

Aventura // 336 páginas // Editora Zahar // nota: 4/5

"Let's go fly a kite"... Todas as vezes que olho para esse livro, minha mente cantarola essa música. Gostaram da minha pipa de borboleta? Tendência para o carnaval de 2020, hein, menines! Hahaha!

Caham, mas falando sério agora, vamos ao que eu achei de A volta de Mary Poppins, segundo livro da saga dessa babá tão amada pelo mundo.

E eu gostei muito do livro! Estava com saudades de ler as aventuras da Mary e da família Banks, mas apreensiva por esse livro não conseguir ser tão bom quanto o primeiro. Engano meu, sim, todos os capítulos (que funcionam como pequenos contos separados dentro da edição) são muito divertidos e interessantes. Bem ao estilo de Mary Poppins.


Foi tão gostoso reencontrar todos e perceber o quanto a Mary ama as crianças, mesmo que queira demonstrar frieza. O último capítulo é um soco no coração de tão sensível e me fez gostar ainda mais da personagem. Outra coisa de que gostei foi do amadurecimento proposto às crianças pelos capítulos. Ainda elas são crianças, sim, mas conseguem enxergar o outro melhor e fazer escolhas mais sábias e menos egoístas que deixam a narrativa mais gostosa de ser lida.

O livro, assim como o primeiro, reúne várias aventuras fantásticas de Mary Poppins e das crianças. Todas elas regadas com ensinamentos de pulso firme, que servem também para nós, adultos, que já deixamos a infância (ou pensamos ter deixado) há tempos. A minha aventura favorita é a da nova membra da família Banks que nasce. Mais ou menos como o capítulo dos gêmeos no primeiro livro, aqui a garotinha nos traz uma visão do parto e dos primeiros dias de vida de uma forma doce, decidida, mística e sonhadora que nos faz pensar se não aconteceu o mesmo com a gente.


Outros capítulos de que gosto bastante é o do circo e a da Arca, ambos destrinchando o Universo sob a ótica de Mary Poppins e P L Travors, que não é assim tão impossível, em minha opinião... Mas, a leitura não foi tão perfeita assim. Senti alguns capítulos um tanto arrastados e, por isso, me fez dar nota quatro para ele. 

Ps: lembrete para a edição linda da Zahar em capa dura e com uma folha de guarda de pipas que derreteu meu coração.

Au revoir!

Você também pode gostar de

0 comentários