Entrevista: Snow, blog Doukyuusei

by - julho 04, 2020

"Um clube de artes para o proveito de todos". Essa é a primeira frase que encontramos quando visitamos o blog Doukyuusei, criado pela miss Snow. Mas, acredito que o seu cantinho na Internet é muito mais do que isso: ele é uma janela para um universo oriental que nos encanta em sua arte, em sua gentileza de palavras e em sua aura que brilha como o mais quente sol de verão. E a miss Snow é o espelho (ou seria o contrário?) desse blog tão vibrante... Quer saber o por quê? Então, vem conhecer mais um pouquinho dela e de seu jardim que explode em criatividade.
--------------------------------------------------------------------------------
fonte: @booshizora
O que te fez criar um blog?

Creio que a curiosidade foi o que me levou a isso, ao menos com a minha primeira experiência tendo um blog. Como quando descobri a existência dessa parte da internet calhou de ser a minha primeira experiência tendo um computador em casa, então pensei que seria uma experiência nova tentar gerenciar um - só não imaginava o quão longe essa curiosidade poderia me levar, já que aquele meu primeiro blog acabou dando origem a um segundo blog que, ao menos com esse eu tinha algo bem marcado em mente. Publicar meus textos, minhas fanfics e o que mais a minha cabeça quisesse.

Como você decidiu o título dele?

Como tive uma experiência quase traumática escolhendo o nome do meu primeiro blog, com o segundo eu queria ao menos que algo saísse diferente. Então eu queria um nome que não me limitasse, não fosse pessoal, ansiava por algo novo, e foi lendo um mangá chamado Doukyuusei que acabei tendo esse desejo atendido! A sonoridade desse nome era tão gostosa que acabou me cativando (além de representar o meu lado que gosta muito de perder tempo lendo mangá ah-haha!), pois "doukyuusei" (do japonês 同級生, significa "colega" ou "colega de classe") tem um significado que não me limita em nada e, agora pensando nessa resposta percebo que o termo "colega de classe" interage muito bem com o subtítulo que acabei dando à ele não muito depois de criá-lo.

Passei a chamar o Doukyuusei de "clube de artes" meio que de brincadeira e isso acabou refletindo uma parte de mim que nunca havia notado. O quanto eu queria ter tido uma experiência mais excitante na escola, ter feito parte de um clube, ter sido alguém mais empolgada como o faço com ele enquanto um blog. Eu me libero de qualquer coisa quando escrevo, eu sou animada, agitada e leve também - não uma garota apática e rabugenta como fui nos meus dias escolares. Acredito que ter escolhido Doukyuusei como o nome desse blog me fez mais bem do que eu poderia imaginar!

Quais foram (e são) suas inspirações tanto na hora de escrever, quanto em outros aspectos como fotografia e arte?  

Minhas inspirações vêm daquilo que consumo diariamente, seja música livros ou a mera vivência. Literalmente tudo ao meu redor é capaz de me inspirar, mas isso é crédito da minha alta capacidade de cocriação, pois eu posso pegar mais de um aspecto de uma melodia e escrever em cima disso, ou só ver algo na televisão, uma novela e pensar em como tal posicionamento ficaria em um desenho e rascunhar isso para melhorar depois - coisa que faço muito pouco ah-haha!

Acredito que a capacidade de se inspirar no ordinário faz de um mero blogueiro, dono de um blog pessoal pequeno, alguém fabulosamente grande.

Qual é o seu post favorito de seu blog? Por que? 
 
Ah-haha, eu realmente não consigo pensar em uma postagem favorita! Mas consigo enxergar o tempo que me dediquei a elas, o planejamento que coloquei em cima e o que eu conquistei com o meu esforço (e teimosa) nisso, então eu diria que tenho três exemplos disso - se não for muito exagero para preencher a sua pergunta: em "nove anos de mangás as estantes" consegui realizar um desejo velho meu, o de relatar a minha aventura enquanto colecionadora de mangás, e relatar minhas experiências no meio disso, e devo admitir que criar coragem de olhar volume por volume para separá-los por ordem de ano de compra foi uma aventura no túnel do tempo! mais ainda foi resolver fazer isso numa semana de chuva com pouca qualidade para tirar fotos; em "um projeto fuleiro chamado SKYflame" tive de reunir uma coragem danada para fazer um projeto pessoal de quase quatro anos fotografando o céu ganhar vida! 

Nessa postagem eu relato como foi o processo de criação, perda de motivação e reconquista dela, para manter um projeto que tinha criado só porquê eu madrugava muito lendo mangá; e mais recentemente em "o delírio de ser" e "o deleite de se viver" enfrentei o receio de publicar essas duas coleções de poemas, que mesclam duas coisas que sempre tive medo de separar, a forma como encaro a realidade sendo como ela é e meu ponto de vista sonhador, mas acabou que o retorno que estou tendo com elas me fazem pensar que publicá-las foi algo certo.

fonte: @booshizora

O que te fez escolher um blog e não outra plataforma digital (Youtube, Instagram, Tumblr)?  

Acredito que ter um blog por si só é algo acolhedor, pessoal, que passa a ideia de ser destinado a poucas pessoas. Essas outras plataformas que citou são grandes, e possuem um nível de alcance muito maior, então a ideia do pessoal se perde, pois grande público demanda muito de quem está do outro lado, fornecendo uma parte de si, um momento do seu dia para preparar um conteúdo com todo o coração. Penso que elas mais esgotam do que motivam a pessoa.

Você já pensou em desistir de escrever em seu blog? O que te motiva a continuar com ele?  

Claro que já pensei nisso. Como disse antes, eu já tive um outro blog antes do Doukyuusei, e ele me fez enfrentar tantas emoções que eu realmente me questionei o que estava fazendo aqui. Afinal, qual realmente era a minha motivação em escrever tanta baboseira sobre o meu dia, sem muito nexo, só para preencher algumas linhas em uma postagem? Foi aí que encontrei a minha resposta, um motivo para querer continuar a blogar, a escrever, e essa resposta era criar. Eu queria com todas as minhas forças continuar criando e querendo ou não, ter um blog me fez descobrir isso, me fez enxergar que eu realmente sei escrever, redigir um texto consistente mesmo tendo um mente prolixa. Ter um blog me ajudou a domar esse meu lado prolixo, me fez pensar com calma antes de falar, de escrever e isso, é o que me trouxe aqui - me fez ser quem eu sou hoje!

Qual é a mensagem que você quer passar com seus posts? 

Eu tenho um lema pessoal com o Doukyuusei, e ele é liberar a criatividade. Eu não penso muito nisso quando estou escrevendo e planejando minhas postagens, porém é aqui que esse lema aparece! Eu não penso nisso porque enquanto produzo, eu estou criando e é isso que eu quero que as pessoas que param por lá enxerguem. Eu quero que todas as pessoas se dem a liberdade de criar, de não pegar uma ideia e deixá-la para depois, o contrário disso, que anotem esse pensamento em algum lugar, que exercitem a cabeça e façam algo com essa ideia, que possam ir além do que sequer conseguiriam imaginar!

Você quer me dizer algo que deixei passar?  

Eu sei que você com certeza pensou com muito carinho nessas perguntas, mas eu honestamente esperava por mais além delas ah-haha! Bruna, eu te agradeço muito por essa oportunidade! Por essa portinha que você abriu para minha pessoa no seu jardim, eu me sinto muito honrada em poder fazer parte disso, e me foi muito divertido e esclarecedor poder ser entrevistada por você - muitíssimo obrigada!!!

Você também pode gostar de

7 comentários

  1. Bruna, minha cara, preciso te dizer um negócio! Quando havia mencionado a publicação da entrevista nem havia me ocorrido mas hoje, dia quatro de julho, é o aniversário do meu falecido avô e hoje, aconteceu tanta coisa boa menina que, poder ler essa entrevista e a linda introdução que você deu (sério, eu me senti incrível lendo-a!) foi o must dos must ah-haha!

    Por isso, muito obrigada.
    Pelo seu tempo, pelas suas palavras, por tudo isso aqui. Obrigada miss Bruna!

    Beijos, Snow!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Snow. Ça va?

      Eu fico muito contente por ter proporcionado esses sentimentos para você. E também sou muito grata por você ter separado um tempinho para me conceder essa entrevista, você é pura luz e desejo que mais e mais pessoas conheçam seu cantinho tão especial.

      Fique bem e que sua semana seja iluminada. Beijos açucarados e au revoir

      Excluir
  2. É POR ESSES E OUTROS MOMENTOS QUE O CAMINHO ESCOLHIDO É O QUE MENOS IMPORTA ... MAS COMO SE CAMINHA É QUE FAZ TODA A DIFERENÇA ....E COM QUEM ESTAMOS CAMINHANDO ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, ça va?

      Concordo com tudo o que você disse! O caminho é a melhor parte de uma jornada, especialmente se estamos juntos com as pessoas que amamos.

      Beijos açucarados e au revoir

      Excluir
  3. Olá Bruna, tudo bem? Vim aqui pelo próprio Doukyuusei, que ela postou da entrevista!

    Conheço a Snow já faz um booom tempo, desde o blog antigo dela e nossa, essa menina tem uma energia muito boa! Ela sempre me passou a imagem e a escrita de alguém muito sonhadora e sempre dá pra perceber a dedicação dela em cada palavra das respostas às suas perguntas.

    Muito fofa a entrevista, gostei muito!!

    Beeeijos, neko!
    lilimerence.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonjour, miss Neko. Ça va?

      Aaaa, estou tão contente por você ter encontrado essa minha entrevista pelo blog da miss Snow. Obrigada por vir me visitar e conferir a nossa conversa, viu? A miss Snow é uma pessoa incrível e que me passou uma energia do bem tão forte, que não pude deixar de considerá-la mais solar do que invernal (por causa de "snow" hihi).

      Não deixe de me visitar sempre e prometo que vou lá te visitar em seu jardim secreto. Beijos açucarados e au revoir

      Excluir